sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Ambientes multifuncionais são possíveis mesmo em metragens pequenas






Em apenas nove metros quadrados, designer de interiores desenvolve projeto que une quarto e escritório em um só espaço


A agilidade exigida no dia a dia das pessoas, a redução da área para construções nos grandes centros urbanos e o aumento populacional refletem em imóveis cada vez mais compactos e integrados. Exemplos disso são lançados todos os dias em projetos de apartamentos com 20 metros quadrados totais, às vezes até menos, o que exige uma decoração prática e bem planejada para que os ambientes não pareçam ainda menores.
A designer de interiores Julia Varaschin projetou recentemente a decoração de um dormitório com apenas nove metros quadrados. O projeto do quarto, pertencente a uma jovem advogada solteira, pedia muita criatividade e ousadia, para distribuir, em um mesmo ambiente, uma série de elementos de forma harmônica. “A solicitação da cliente foi um desafio: aliar o conforto de um dormitório com a praticidade e agilidade de um escritório”, conta. Para isso, a designer criou diversos nichos especiais como prateleiras estilo biblioteca e sapateira alta em cima da cama, ambas revestidas de alumínio fosco. “Minha proposta para este quarto foi criar um ar mais bruto e industrial”, revela.
O espaço também possui espelhos e vidros, colocados em locais estratégicos, para proporcionar leveza ao ambiente. Há um painel, ao lado da cama, com porta que vira mesa. “Utilizei um sistema simples de painel retrátil, pois assim ela pode usufruir de um suporte para apoio sem que este ocupe espaço no quarto”, explica a designer. O ambiente ainda conta com painéis em laca brilhante polida vermelha; armários harmonizados com lâminas da mesma cor nas portas e uma iluminação interna direcionada, para criar o setor de closet do quarto. Segundo a designer de interiores, todos estes itens comprovam a multifuncionalidade do projeto, sem que haja sobrecarga ou exagero na decoração.
Paredes e detalhes de móveis foram feitos com tons de cinza, para reforçar o aspecto industrial proposto. O piso recebeu revestimento de lâminas de carvalho cubano, também em tom acinzentado, o qual contrasta com a cor branca utilizada nos móveis em MDF.  “Prezei pela otimização do espaço. O maior desafio foi comportar tudo o que a cliente tinha em um quarto com menos de 10 metros quadrados, mas apesar de reduzido ele tem tudo que um dormitório e um escritório precisam. O jogo de cama, da Trousseau, complementa a decoração, deixando-a sóbria e elegante ao mesmo tempo”, finaliza Julia.
Sobre Julia Varaschin
Complementando a sua formação com o curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Positivo, a designer de interiores Julia Varaschin, com apenas 24 anos de idade, possui seis de experiência no mercado. Depois de ter trabalhado com profissionais renomados, resolveu lançar sua própria marca – J. Varaschin Interiores e Paisagismo – e hoje já conta com diversos projetos em Curitiba e Pato Branco, sua cidade natal.

Serviço
Designer de Interiores Julia Varaschin

Fonte: BG Comunicação Dirigida
Foto: Carlos Fortunato

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada,por nos deixar sua opinião.