quarta-feira, 24 de julho de 2013

Amigos e negócios de sucesso




Amizade e negócios podem andar juntos desde que a transparência nas relações seja prioridade

Já dizia o velho ditado diz: “amigos, amigos, negócios à parte”. A realidade é que muitos preferem evitar negócios com amigos e familiares. Esse conceito é forte, porém quem tem a experiência contrária reforça que não é bom trabalhar com amigos, pois muitas vezes a amizade acaba e dura apenas os ressentimentos do negócio.

Segundo a Coach Cibele Nardi, os negócios podem dar certo mesmo sendo com familiares e amigos, porém é preciso transparência nas relações com diálogo e respeito. “Quando a decisão é tomada, o que precisa ser feito é alinhar com o amigo tudo que se espera dele, objetivos, metas, regras da empresa. E da parte do amigo contratado é preciso falar sobre as expectativas, necessidades, plano de carreira. Desta maneira irá ficar claro para ambas as partes o que um espera do outro e os conflitos podem ser administrados”, explica. A coach reforça que no caso de sociedade, ambos precisam ser sinceros e maduros para administrar o negócio com honestidade e transparência. “Quando a relação é madura, ambos se respeitam e são cúmplices, não existindo motivo para desentendimentos e, caso ocorra, com uma conversa pode facilmente ser resolvido”, afirma.
O vínculo emocional com amigos e familiares é muito forte e qualquer situação de desconforto pode virar o jogo. “Se a pessoa não tem maturidade e experiência profissional suficiente, é bom não arriscar fazendo negócios com amigos familiares. Agora, quem confia em suas relações e tem flexibilidade em ouvir e aceitar as diferenças, pode fazer negócios e ter muito sucesso”, analisa. É preciso saber separar lado profissional do pessoal, entender que o outro tem obrigações profissionais e está criticando para o desenvolvimento. “O problema é que as pessoas não gostam de ouvir críticas e, quando acontece qualquer conflito, acabam levando para o lado pessoal”, revela.

A Coach explica que na dúvida é melhor não envolver amizade com os negócios, porque muitas vezes você pode perder um amigo por uma besteira. Por isso, ética e respeito nas relações é premissa básica para qualquer negócio.

Sobre a Life Coach Cibele Nardi:

Cibele Nardi é membro da Sociedade Brasileira de Coaching, licenciada pela Sociedade Brasileira de Coaching, maior referência em Coaching no Brasil. Proprietária da empresa do ramo de coaching e treinamento High Places Coaching Brasil. Cibele é graduada em Teologia e também tem experiência na área de gestão financeira.

Serviços:
High Places Coaching Brasil
Cibele Nardi – life coach

 Fonte: BG Comunicação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada,por nos deixar sua opinião.