Escola curitibana lança especialização inédita no Brasil voltada para uma das principais vertentes da gastronomia mundial
Nos últimos anos, tem crescido consideravelmente o número de pessoas que buscam uma vida mais saudável por meio da alimentação, consumindo produtos de forma equilibrada e seguindo os princípios da sustentabilidade e da gastronomia responsável. Pensando nisso, o Centro Europeu, principal escola de gastrônoma do Brasil, acaba de lançar o inédito curso de especialização em Cuisine Santé (Cozinha Saúde), atividade que tem por objetivo o estudo de um vasto conteúdo relacionado às práticas da alimentação saudável, trabalhando com temas como cozinha funcional, cozinha orgânica, cozinha restritiva, comfort food e pães especiais.
O curso Cozinha Santé, que terá duração de quatro meses, é fundamentado nos principais conceitos da culinária saudável e sustentável, capacitando os participantes a obter técnicas e conhecimentos que os tornarão profissionais diferenciados e sintonizados com as novas exigências do segmento da alimentação. A atividade é voltada para chefs de cozinha, nutricionistas, gastrônomos, estudantes de gastronomia e demais profissionais ligados ao segmento que pretendem adquirir conhecimentos teóricos e práticos nessa importante tendência da culinária mundial.
Na grade curricular do curso de especialização em Cozinha Santé doCentro Europeu estão temas como: As Bases da Nutrição; Conhecimentos da Pirâmide alimentar; Higiene e Manipulação dos Alimentos; Cozinha Restritiva e Intolerâncias; Métodos de Cocção e Preservação dos Nutrientes; Cozinha de Origem & Comfort Food; Uso Integral dos Alimentos; Análise Sensorial dos Alimentos da cozinha funcional (Carboidratos, Fibras, Proteínas Vegetais e Animais, Antioxidantes, Radicais Livres, Estudo das Gorduras e Azeites, Ervas, Flores, Especiarias, Fitoterápicos, Conservantes, Adoçantes e Aditivos, Desintoxicantes, Alimentos Orgânicos, Alimento Transgênicos e Alimentos Hidropônicos); Super Alimentos (Biomassa, Sementes, Oleaginosas, Chia, Quinoa e goji berry); Cozinha Vegetariana; e Raw Food.
O curso de Cozinha Santé terá início no dia 29 de maio, com aulas nas sextas-feiras, das 8h30 às 11h45 e das 14h às 17h15. As atividades serão realizadas na Sede Gourmet do Centro Europeu (Alameda Princesa Izabel, 1.300 - Curitiba). O curso conta com a chancela da Fundação Grupo Boticário, da Abrasel – PR e do movimento Slow Food. Participantes de outras cidades do país terão condições especiais no Hotel Escola Centro Europeu. Mais informações no site www.centroeuropeu.com.brou pelo telefone (41) 3324-6669.
Verrine de brigadeiro de Café com Biomassa de Banana Verde, compota de amora e pistache
*Chef Iracema Bertoco, professora do curso Cuisine Santé do Centro Europeu
Rendimento: 4 pessoas
Tempo de preparo: 40minutos
Preço estimado: 18 reais
Dificuldade: média
LEITE CONDENSADO DIET
Ingredientes
- 400g de leite em pó desnatado
- 150 ml de água fervente
- 10 g de sucralose
- 60 g de manteiga
Preparo:
Bater todos os ingredientes no liquidificador e reservar
BRIGADEIRO
Ingredientes
· 1 receita de leite condensado diet caseiro
· 100g de biomassa de banana verde
· 5 g de café solúvel
· 50 g de cacau em pó
· 100g de chocolate diet picado
Preparo:
Colocar os 5 primeiros ingredientes em uma panela e levar ao fogo brando mexendo sempre até atingir ponto de brigadeiro mole. Reservar.
Compota de amora:
Ingredientes:
· 100g de amoras
· 1 colher de sacralose granular
Preparo:
Levar ao fogo baixo e deixar ferver por 5 minutos, mexendo sempre. Reservar
Chantily diet
· 100g de creme de leite fresco (30% de gordura)
· 1 colher (chá) de sucralose
Preparo:
Bater o creme de leite em ponto de chantily e acrescentar a sucralose e misturar bem.
Montagem:
Em uma tacinha transparente ou panelinha de louça, colocar uma camada de pistache triturado, uma camada de brigadeiro, uma camada de amora, mais uma camada de brigadeiro e por último o chantily. Decorar com raspas de chocolate diet.
Receita da biomassa:
Ingredientes:
· 2 bananas bem verdes
· Água
Modo de preparo:
Lavar bem as bananas com esponja e detergente, cortar as pontas sem deixar aparecer a polpa. Em seguida levar em uma panela de pressão com água fervendo, suficiente para cobrir as bananas. Contar 5 minutos a partir do início da pressão da panela. Deixar o ar sair e a panela perder a pressão sozinha. Separar as cascas das polpas e levar apenas as polpas bem quentes para processar até que fique uma massa homogênea. Para ajudar processar pode-se utilizar água desde que seja bem quente. Colocar em um recipiente plástico e armazenar na geladeira por uma semana.
Obs: Nunca utilizar a água do cozimento das bananas para misturar à polpa, pois ela contém tanino que escurece a massa.
P+G Comunicação Integrada
Foto: Letícia Akemi
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada,por nos deixar sua opinião.