quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Cadeirinhas de carro: segurança obrigatória




Com a escolha do modelo adequado e a instalação correta, cadeiras para carro protegem 70% mais

Desde o primeiro passeio em um carro, na saída da maternidade, os bebês precisam ser transportados de maneira segura, em uma cadeira para automóveis. Porém, muita gente não dá a devida importância a este item de segurança, que pode fazer a diferença em casos de acidente e é obrigatório desde 2010, quando foi aprovada a Lei da Cadeirinha, em resolução do Contran.

Segundo estimativas da ONG Criança Segura, a utilização destes equipamentos diminui em cerca de 70% os riscos de lesões graves em bebês e crianças. “É preciso apenas tomar alguns cuidados para que a proteção seja realmente eficiente. O primeiro passo é escolher a opção correta para a idade e o peso do bebê e da criança. Depois, vem a instalação da cadeira, que, se for feita de maneira incorreta, prejudica a eficácia do produto. Por isso, consulte sempre o manual do fabricante”, afirma Thereza Sampaio, gerente de produtos da loja Baby Dreams de Curitiba (PR).

Os bebês recém-nascidos são classificados como Grupo I e devem ser transportados nos chamados bebês-conforto. “Essas cadeirinhas possuem um formato anatômico que se encaixa no corpinho do neném e são acolchoadas de maneira a diminuir o impacto em casos de freadas bruscas, buracos no asfalto ou outros incidentes. Além disso, devem sempre ser instaladas viradas para o banco traseiro, pois assim oferecerem maior proteção para o pescoço e a coluna dos bebês que ainda não têm muita sustentação”, explica Thereza.

Quando o bebê completa um ano ou chega ao peso de 9 ou 13 quilos, dependendo do modelo, passa, a ser do Grupo II. É a hora de trocar para a segunda cadeira, chamada poltrona. “Elas são indicadas para crianças de 01 a 04 anos e devem ser instaladas viradas para o banco da frente. Existem diversos modelos e marcas dessas poltronas. Algumas oferecem proteção menor, outras maior. O importante é verificar se foram aprovadas pelo Inmetro e, a partir daí, escolher a que mais se adequa ao seu bolso e a sua exigência. Uma das mais seguras disponíveis no mercado atualmente é a Pallas 2-fix, da Cybex, que possui uma almofada de segurança, um sistema semelhante a um airbag insuflado que distribui e neutraliza as forças geradas num impacto maior”, afirma a gerente.

Entre os 04 e os 07 anos, as crianças devem utilizar o booster, também chamado de assento de elevação, que pode ou não ter encosto. Thereza explica que as opções com encosto são mais indicadas, pois permitem que o cinto do carro, de três pontos, seja ajustado de acordo com a altura da criança. “Assim se evita que ele pegue no pescoço dela e, com o incômodo, seja colocado para trás do corpo. Isso é muito comum de acontecer e oferece um risco enorme, pois todo o impacto, em caso de acidentes, passa a ser absorvido pela região do abdômen, Além disso, com o encosto, a proteção em caso de impactos laterais é maior”, conclui Thereza.

Sobre a Baby Dreams:
Baby Dreams é uma loja especializada em produtos para bebês e gestantes. Comandada pelo casal Luís Miguel e Thereza Sampaio, oferece desde chupetas e fraldas importadas, até móveis para compor o quarto do bebê. Dentre as principais marcas encontradas na Baby Dreams estão a Sleeper, Cia do Móvel, Bebè Confort, TFK, Cybex, Bibe, Tiny Love, Master Bag, Avent, NUK, Infanti, Chicco e MAM. Palestras e cursos destinados às futuras mamães também são realizados periodicamente no espaço de eventos da loja.

Serviços:
Baby Dreams
Endereço: Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1310 – Batel

Fonte: BG Comunicação Dirigida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada,por nos deixar sua opinião.