segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Democratizando Mozart




Projeto Ópera Popular leva La Finta Semplice ao palco do Guaíra

Nos dias 10 e 11 de outubro, a UniBrasil, em parceria com a Escola de Música e Belas Artes do Paraná, apresenta mais um espetáculo do projeto Ópera Popular, idealizado para disseminar a música erudita e levá-la ao conhecimento do grande público. La Finta Semplice, de Wolfgang Amadeus Mozart, será encenada no palco do Teatro Guaíra, em Curitiba.

De acordo com o diretor teatral Alex Wolf, o projeto tem um objetivo didático-pedagógico. "Ao mesmo tempo em que aproxima do teatro os alunos de música da Escola de Belas Artes e os apresenta à plateia, o projeto Ópera Popular visa despertar o gosto da população pelo gênero lírico". O espetáculo é um recital encenado de voz e piano, conta com a presença de um narrador que contextualiza a obra, fala sobre o compositor e narra a história cantada, facilitando a compreensão da plateia.

O projeto Ópera Popular já encenou trechos de "La Bohème", de Puccini, "Le Nozze di Figaro", de Mozart e L’Amico Fritz, de Mascagni, entre outros. Em abril deste ano, o projeto participou do Festival de Teatro de Curitiba, com grande aceitação do público do maior festival do gênero no país.

O recital é coordenado por Alex Wolf, com direção musical de Josianne dal Pozzo e Jocir Macedo. Os ingressos custam R$ 10,00. Estudantes, professores e funcionários da UniBrasil e da Escola de Música e Belas Artes do Paraná não pagam a entrada, mediante identificação.



Serviço
La Finta Semplice
Quando:
 10 e 11 de outubro, às 20h
Onde: Teatro Guaíra - Auditório Salvador de Ferrante
Ingressos: R$ 10,00
Direção Cênica: Alex Wolf
Direção Musical: Josianne dal Pozzo e Jocir Macedo
Piano: Jocir Macedo


Sobre o Projeto Ópera Popular
Lançado pela UniBrasil, em 2011, em parceira com a EMBAP-UNESPAR (Escola de Música e Belas Artes do Paraná), o projeto Ópera Popular tem por objetivo aproximar o grande público da linguagem operística, apresentando trechos conhecidos do repertório lírico, introduzidos por um narrador que passa orientações básicas para aqueles que não conhecem essa arte. Em um recital encenado de voz e piano são apresentados os principais números de uma determinada ópera escolhida previamente. As peças são interpretadas por estudantes do curso superior de Canto da EMBAP-UNESPAR, com a orientação e direção musical da cantora lírica e professora Josianne dal Pozzo. A direção cênica fica por conta do diretor teatral Alex Wolf, responsável pelo Grutun! Grupo de Teatro UniBrasil, um dos grupos de teatro mais ativos da cidade de Curitiba. O piano é apresentado pelo pianista e professor Jocir Macedo, que também divide a direção musical do projeto.

Sobre o Grutun!
O Grutun! Grupo de Teatro UniBrasil - foi fundado pelo jornalista e professor Victor Folquening, no final de 2006, com a intenção de aproximar as atividades artísticas aos estudantes dos diversos cursos da instituição. Dirigido pelo ator, diretor, cantor lírico e produtor Alex Wolf, o grupo tem no currículo mais de 15 espetáculos e plateias ilustres, como Ariano Suassuna. O Grutun! assume desde o batismo, com o ponto de exclamação como sinalizador, a vocação protagonista. Fazer pensar, despertar amor pelo teatro, dar o primeiro passo para a formação de atores, estimular a leitura da grande literatura, participar em trotes solidários, formar plateia, ampliar a cultura são alguns dos objetivos da UniBrasil com o Grutun!. "Não é um pequeno grupo de teatro de estudantes, é um grupo de estudantes que faz teatro com paixão e seriedade, voltado à expansão do conceito de cidadania", afirma Alex Wolf. Na edição 2013 do Festival de Teatro de Curitiba, o Grutun! participou com a apresentação de seis peças: Chapeuzinhos Coloridos, Ópera Popular - Highlights, Ópera Popular - L´Amico Fritz de Mascagni, Romanceiro da Inconfidência, Uno e Vai e Vem do Bem.

Sobre a UniBrasil
Fundada em 2000, por professores doutores da Universidade Federal do Paraná, a UniBrasil (Faculdades Integradas do Brasil) possui mais de 7 mil alunos em cursos de graduação, pós-graduação e mestrado. Além de excelência na formação, com corpo docente altamente qualificado (75% dos professores com títulos de mestre ou doutor), a UniBrasil promove o incentivo ao esporte (com a manutenção de equipes e bolsas de estudo aos atletas), à globalização (com programas de intercâmbio e bolsas internacionais), à sustentabilidade (com ações sustentáveis e adesão ao Global Compact da ONU), à cultura (com o grupo de teatro Grutun!) e à pesquisa (com uma biblioteca com mais de 100 mil volumes e investimento em publicações). Com 150 mil metros quadrados, o campus das Faculdades Integradas do Brasil está localizado no bairro do Tarumã, na capital paranaense. A infraestrutura moderna oferece aos alunos estacionamento amplo, complexo esportivo com academia, quadra poliesportiva, piscina, modernos laboratórios de informática e Clínicas de Saúde (com atendimento gratuito à comunidade).

Fonte: Central Press.
Foto: Divulgação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada,por nos deixar sua opinião.