quarta-feira, 11 de setembro de 2013

O fim de um começo



Lidar com a separação não é fácil, mas é preciso saber superá-la para que outras oportunidades possam surgir

Parafraseando Vinicius de Moraes, “que seja eterno enquanto dure”, realmente essas palavras estão se tornando realidade nas famílias brasileiras. Trinta e dois anos depois da legalização do divórcio no Brasil, os números do Registro Civil comprovam que os casamentos se desfazem cada vez mais. Nos últimos 23 anos, a taxa de divórcios cresceu acima de 200% no país. Hoje, a cada quatro novas uniões, uma separação é registrada. Isso sem falar nos relacionamentos que passam à margem das estatísticas.

Para a Coach Cibele Nardi, o sofrimento causado pelo fim de um relacionamento pode ser tão devastador quanto o da perda de um ente querido. Existem algumas etapas nesse processo como negação, barganha, raiva, depressão e aceitação. “Porém, até chegar à aceitação é um caminho dolorido que precisa de muita calma e equilíbrio”, enfatiza. Cibele revela que não é apenas a perda do companheiro que está envolvida, mas também a segurança financeira, vida social, rotina, filhos entre outras coisas. “Nós, seres humanos, estamos acostumados a lidar com a rotina, isso é chamado de zona de conforto, e quando ela é quebrada começam as reflexões”, revela.

Quando a decisão pela separação é tomada pelos dois, concordando ser esse o melhor caminho por não haver mais amor, respeito, amizade, objetivos em comum, já é difícil todo o processo em si que envolve esse momento. Mas existem casos onde a separação acontece quando um, ou muitas vezes, os dois ainda se amam, mas determinada situação os forçam a se separar. Há ainda aquelas pessoas que são literalmente abandonadas, sem sequer ter participado da decisão ou saberem os reais fatores que levaram o outro a ir embora. O fato é que a separação, quando existe amor, é uma fase que machuca demais os envolvidos, atingindo também aquele que já não sente mais amor ou está com outra pessoa em seu coração. “Para quem ainda ama, requer muito esforço voltar a sentir prazer pela vida. Dizem que o tempo é o melhor remédio, mas o tempo parece se intensificar e prolongar ainda mais a dor”, comenta.
Sobre a Life Coach Cibele Nardi:
Cibele Nardi é membro da Sociedade Brasileira de Coaching, licenciada pela Sociedade Brasileira de Coaching, maior referência em Coaching no Brasil. Proprietária da empresa do ramo de coaching e treinamento High Places Coaching Brasil. Cibele é graduada em Teologia e também tem experiência na área de gestão financeira.
Serviços:
High Places Coaching Brasil
Cibele Nardi – life coach

Fonte: BG Comunicação Dirigida.

Um comentário:

  1. Você me ajudou muito, Cibele nesta fase tão dolorosa!! Muito, muito obrigado!! Uma etapa superada com sabedoria por seguir suas orientações! Beijos

    ResponderExcluir

Obrigada,por nos deixar sua opinião.