terça-feira, 24 de setembro de 2013

Facebook no Trabalho: Permitir ou Negar?

Pesquisa nacional revela que 96% dos entrevistados brasileiros que acessam o Facebook não pensam de jeito nenhum cancelar a conta na rede social



O Facebook já se inseriu na rotina diária do brasileiro e disso todos sabemos. O problema é quando você acha que o seu negócio está começando a ser prejudicado por funcionários que não param de navegar. O que fazer? Permitir acesso ou vetar na empresa o uso? Um levantamento realizado pela empresa de pesquisa e monitoramento de mercado Hibou em parceria como aplicativo PiniOn, com a participação de 2.362 usuários de Iphone de todo o Brasil revela dados supreendentes. Entre diversos dados, a pesquisa revela que apenas 1% dos entrevistados não possuem o aplicativo do Face no smartphone.

Facebook o dia inteiro

78% dos entrevistados usam o Facebook para assuntos pessoais contra apenas 1% que usam profissionalmente. “O que mais nos chamou atenção foi que 95% dos usuários acessam várias vezes ao dia e apenas 48% postam conteúdo diariamente, ou seja, as pessoas gostam de estar conectadas e verem o que os amigos e conhecidos estão postando a todo momento” diz Ligia Mello, sócia da Hibou e coordenadora da pesquisa. Já 69% responderam que constumam curtir e comentar posts durante o dia e 96% não pensam de jeito nenhum em cancelar a conta do Facebook.

Zona turbulenta: status de relacionamento

O assunto “status de relacionamento” no Facebook é polêmico. Alguns preferem não deixar claro, outros querem “escancarar” e mostrar que estão com seus parceiros.  38% se dizem solteiros na rede social, seguidos de 30% com relacionamento sério, 26% casados, 5% noivos e apenas 1% se diz em relacionamento enrolado. Quanto aos amigos, a média encontrada foi de 652, sendo que o mínimo foi 1 amigo e o máximo 5000 (limite do Facebook).
“Percebemos que 95% adicionam amigos que principalmente conhecem na vida real e a profissão aparece como 2º motivado de inclusão com 44%.O curioso é que 5% admitiram que adicionam amigos para aumentarem a quantidade em seus perfis, sem se preocuparem com a origem do perfil” comenta Marcelo Beccaro, sócio da Hibou.

Fim da amizade

56% dos entrevistados retiram amigos de seus perfis quando eles comentam ou postam algo ofensivo. Não conhecer bem a pessoa aparece em 2º lugar como motivo de cancelamento, com 45% das respostas. Postagens e comentários de caráter depressivos são responsáveis pelo fim da amizade pelo Facebook para 32%. 18% não têm o hábito de limparem sua lista de amizades do FB.
Da telona para a telinha
Com 75% das respostas, o smartphone e o celular são os grandes meios de acesso ao Facebook. Na sequência tem-se o laptop e o notebook com 14%, desktop com 5%, tablets 4% e 2% acessam pelo ipod touch. “Além dessa migração da telonapara a telinha, vimos que 59% dos usuários consideram a rede um bom meio para lerem notícias, mesmo lendo em uma tela mais compacta”, diz Ligia.  Os acessos costumam acontecer para 96% dos entrevistados quando estão em casa, seguidos de 72% que costumam acessar em locais públicos e 62% no trabalho.

Curtindo páginas de marcas e produtos

A pesquisa mostra que o principal motivo para se curtir uma página épara se manter informado sobre o assunto que ela representa (80%). Já a descontração com humor e entretenimento aparece em 2º lugar com 69%, seguidos por marcas e produtos de uso cotidiano (48%). Quando estão navegando pelo Face, a maioria clica sempre nos anúncios disponíveis contra 33% que clica de vez em quando e 8% que não têm esse hábito.
“A relação das marcas com seus seguidores é cuidadosa, pois muita propaganda (22%) e conteúdo irrelevante (49%) podem fazer com que o usuário deixe de segui-la. O equilíbrio entre informações e promoções é essencial para reter esse usuário.” Explica João Paulo, do PiniOn.Os demais motivos citados para deixar de seguir uma marca foram: 11% por poucas promoções e benefícios, 9% muitas publicações por dia e 9% por conteúdo repetido.

Integração com outras Redes Sociais

Devido às muitas opções de aplicativos, questionou-se a questão da integração. 63% integram seus jogos e aplicativos dentro do Facebook. Por exemplo: 78% dos entrevistados utilizam o Instagram integrado ao Face. Nesta integração, 33% sempre se “loga” em sites e aplicativos com a conta do Face, sendo 47% às vezes, 13% raramente e só 7% nunca “logou” em outros aplicativos com a conta.

Facebook REHAB?

Quase metade dos usuários pretende se desconectar por mais tempo. “Perguntamos aos entrevistados quanto ao futuro em relação ao Facebook e 40% assumiram que querem diminuir o tempo que passam conectados. 36% inversamente preferem aumentar seu tempo conectado. Apenas 1% afirmou que pretende cancelar a conta”, diz Ligia.

Sobre Hibou

A Hibou é uma empresa especializada em pesquisa de mercado e monitoramento. Da palavra francesa “coruja”, a Hibou traz o significado do olhar além dos 180°. A empresa tem como principal diferencial a inserção dos resultados das pesquisas dentro do dia a dia do consumidor, propondo muito além do resultado objetivo, sugestões de desdobramentos e abordagens. MaxHaus, Gafisa e o grupo argentino de seguros Sancor, são alguns dos clientes da Hibou, que oferece pesquisas qualitativas, quantitativas; exploratórias; profundidade; de campo; duble de cliente; deskresearch; datamining; e monitoramento de comportamento; presença de marca; expansão de região (acompanhamento de plano diretor); expansão de mercado para produtos e serviços; teste de produto e hábitos de consumo.

Sobre PiniOn

Fundado em janeiro de 2013, o PiniOn é uma plataforma que combina tecnologia mobile e o crowdsourcing, que capta a opinião a respeito de marcas e temas diversos bem como insights criativos de seus usuários durante o momento de consumo.  Por meio do aplicativo mobile, as empresas oferecem aos usuários missões que geram recompensas aos participantes, de acordo com a complexidade de cada atividade. O PiniOn possibilita que os tomadores de decisão das companhias possam ter uma visão dinâmica e continua da opinião dos consumidores e seus públicos, e fornece dados para as empresas que podem ser decisivos na elaboração de suas estratégias . A plataforma já conta com 17 mil usuários cadastrados e mais de 70 mil missões aprovadas.

Fonte: Flother & Schauff
São Paulo/SP

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