quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Abandone a dentadura

Dra. Marileide Reichenbach Arrais


A cena da sua avó preparando-se para dormir e mergulhando a dentadura em um copo d’água ao lado da cama é algo que ficou no passado. Isso porque os tratamentos odontológicos evoluíram muito nos últimos anos e quem sofre com a perda de dentes na fase adulta não precisa mais recorrer a este tipo de prótese móvel para manter o sorriso em dia.

A colocação de implantes, antes demorada, buscou na tecnologia ferramentas para minimizar os cortes e, consequentemente, permitir uma recuperação mais rápida ao paciente. Uma das novidades é a cirurgia guiada, a técnica que utiliza um programa em 3D para antecipar o procedimento cirúrgico, o qual é planejado no computador para dar mais precisão ao dentista no momento da colocação de implantes.

O primeiro passo é a confecção de moldes e um guia para a realização de uma tomografia computadorizada, onde todas as informações necessárias serão captadas para a realização da cirurgia e da prótese. Após esse procedimento, o laboratório encaminha ao dentista um CD com os dados coletados, que serão lidos por meio de um programa 3D. Através dele, o profissional poderá simular a colocação do implante e analisar antecipadamente qual é a melhor solução para cada situação. O programa mostra a imagem precisa da arcada do paciente e a colocação virtual do implante no local desejado. Tal simulação antecipa decisões que antes eram feitas durante a cirurgia.

Após o desenvolvimento do trabalho no programa 3D, o resultado é enviado para um laboratório especializado, que produz um guia cirúrgico, uma placa que será fixada na boca do paciente e irá guiar o dentista durante a instalação dos implantes sem a necessidade de cortes e de abrir tecidos. Com o guia cirúrgico é perfurado somente o local onde o implante será inserido, desta forma a recuperação é mais rápida, sem edema e consequentemente sem dor. A única exigência para esse tipo de procedimento é que o paciente possua uma condição óssea adequada. Nos demais aspectos, esse tipo de cirurgia é indicado a qualquer pessoa que busque um bom resultado com tempo de recuperação mínima. 

Sobre os implantes, são fixadas próteses que podem ser de acrílico ou porcelana, sendo que as últimas apresentam uma aparência similar aos dentes originais, além de serem menos propensas a quebra e desgaste, aumentando a durabilidade das próteses dentárias. Sendo assim, não há mais desculpa para não trocar a velha dentadura por um sorriso mais natural.

Sobre Dra. Marileide Reichenbach Arrais:
Formada em odontologia e especialista em implantodontia e prótese dental, a Dra. Marileide Reichenbach Arrais, pioneira na área de implantes osseointegrados no Brasil, foi a primeira mulher a utilizar a técnica no país. Com mais de 30 anos de experiência profissional, Dra. Marileide já foi professora da Universidade Tuiuti do Paraná e ministrou cursos e palestras sobre implantes por todo o território nacional, além de ser membro da Academy of Osseointegration. Há mais de 13 anos atende em clínica própria, onde conta com um time de profissionais que atuam nas mais diversas áreas da odontologia da pediátrica à estética.

Serviço:
Marileide Reichenbach Arrais Odontologia
Endereço: Av. Cândido Hartmann, 1465 – Bigorrilho

Fonte: BG Comunicação Dirigida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada,por nos deixar sua opinião.