terça-feira, 16 de abril de 2013

Detecção precoce de incêndio e áudio evacuação são os destaques da Bosch na 8ª ISC.

Ø  Sistema de Áudio Evacuação agiliza saída de locais em casos de emergências
Ø  Detecção Precoce acusa início de incêndio antes mesmo de ser visível a olho nu ou olfativamente
Ø  Central de alarme de incêndio pode coordenar vários sistemas e prevenir tragédias

Campinas - Durante a ISC 2013, que será realizada de 16 a 18 de abril, no Expo Center Norte, em São Paulo, a divisão de Sistemas de Segurança da Robert Bosch apresenta soluções para situações de incêndios em empreendimentos comerciais e públicos: os sistemas de Detecção Precoce de Incêndio e Áudio Evacuação.

Áudio Evacuação
Indicada para locais onde a segurança pública é essencial, como escritórios, escolas, hotéis, centros comerciais, supermercados e fábricas, o sistema de Áudio Evacuação da Bosch, aumenta a eficiência do trabalho da brigada de incêndio e agiliza o escape das pessoas em caso de emergências. Assim que o incêndio é detectado, o sistema emite uma mensagem clara e objetiva – que pode ser pré-gravada ou, em casos mais específicos, uma locução ao vivo – e orienta sobre as ações necessárias.

“Quando as pessoas se deparam com uma situação com fogo, por exemplo, a primeira atitude é correr – geralmente com sinais de pânico – para a primeira saída que encontram. No caso do local contar com um bom projeto de áudio evacuação, todos ouvirão as orientações de forma inteligível e, certamente, agirão de forma a não cometerem erros, evitando lesões ou comportamento de risco”, avalia Marcos Menezes, gerente de Vendas e Marketing da divisão Security Systems da Robert Bosch Brasil.

De acordo com o executivo, as habituais sirenes podem causar desconforto e confusão em algumas pessoas o que pode dificultar o sucesso de uma operação de evacuação. “Com alertas sirenes, o esvaziamento de um local pode levar entre 3 e 11 minutos, enquanto com o áudio inteligível, o tempo cai para uma média de 30 segundos”.

Nos casos dos edifícios, o sistema pode funcionar reproduzindo mensagens personalizadas para cada andar. “Se o foco do incêndio estiver no 7º andar de um prédio com 20 andares, por exemplo, serão emitidas três mensagens diferentes: uma para o andar do incêndio, outra para os andares abaixo e uma última para quem está nos andares superiores as chamas”, explica Menezes.

O equipamento é fabricado de forma a suportar as situações das chamas e do calor. Além disso, é certificado por normas internacionais de evacuação e considerado item de preservação de vidas. “A mensagem inteligível traz a calma, que é um dos principais itens para evacuação de forma correta”, completa Menezes.

Detecção Precoce de Incêndio
Quanto mais rápida for a detecção do incêndio, mais vidas e maior parte do patrimônio podem ser preservados. Por isso, a Bosch oferece ao mercado um avançado sistema de Detecção Precoce de Incêndio, que acusa incêndios incipientes e permitem um aviso bastante antecipado.

O sistema, que funciona por aspiração de fumaça, é modular, o que facilita a adaptação às condições particulares de cada edificação e a percepção dos potenciais riscos de incêndio. Os dois componentes principais são: tubos nas áreas monitoradas e uma unidade de detecção que pode ser colocada em qualquer local.

O detector gera um vácuo nos tubos para permitir entrada de ar contínua. As amostras de ar obtidas são encaminhadas para verificação da existência de partículas de combustão. Ele alcança até mesmo a fase onde a fumaça é quase imperceptível a olho nu ou mesmo olfativamente.

O Detector Precoce de Incêndio é apropriado, por exemplo, para laboratórios químicos, casas de máquinas de elevador e subestações elétricas, ou seja, ambientes onde o risco de incêndio é grande ou tem acesso controlado de pessoas.

Central de Alarme de incêndio
Tanto o sistema de Detecção Precoce de Incêndio, quanto o de Áudio Evacuação podem ser controlados, de forma inteligente, pela Central de alarme de incêndio FPA-5000. Na forma de painel, tem o objetivo de detectar uma situação de incêndio real e integrar subsistemas, tornando-se umas das maneiras mais eficazes de evitar tragédias em ambientes fechados.

Em um local confinado e com grande concentração de pessoas – por exemplo, uma casa noturna – a central de alarme de incêndio pode ser integrada a outros subsistemas e executar ações como: o desligamento ou reversão do sistema de ventilação; o acionamento do sistema de exaustão ou de claraboias automatizadas (para que a fumaça seja retirada de dentro do ambiente); silenciamento da aparelhagem de som (para a transmissão de uma mensagem de emergência/abandono); ativação do sistema de sonorização profissional (para orientar a rota de evacuação correta para todos os frequentadores); dentre várias outras ações.

Atualmente, os sistemas de detecção e alarme de incêndio são tratados e monitorados de maneira independente uns dos outros, dificultando a operação e diminuindo a segurança e confiabilidade. Com o sistema integrado como o FPA-5000, é possível elaborar, em conjunto com o cliente, uma sequência de ações que o sistema deve seguir. A partir daí, todos os comandos necessários serão implementados na central que controlará todas as ações, em casos de emergências.

Serviço:
8ª Feira e Conferência Internacional de Segurança
Data: 16 a 18 de Abril de 2013
Horário: das 13h às 19h30
Local: Expo Center Norte - Pavilhão Vermelho
Rua José Bernardo Pinto, 333 | São Paulo/SP

Para mais informações: www.bosch.com.br


In Press Porter Novelli Asessoria de Comunicação
Vanessa Lemes
tel.: (19) 2103-1218
e-mail: vanessa.lemes@inpresspni.com.br
 
Karina Lopes
tel.: (11) 3323-1541
e-mail: karina.lopes@inpresspni.com.br 
 
Coordenadora:
Lia Mara Sacon
Tel.: (11) 3323-3783
 
Home-page: www.inpresspni.com.br  
 
 
O Grupo Bosch é um líder mundial no fornecimento de tecnologia e serviços. De acordo com números preliminares, em 2012 seus mais de 306.000 colaboradores contribuíram para gerar um faturamento de 52,3 bilhões de euros nos setores de tecnologia automotiva, energia e tecnologia de construção, tecnologia industrial e bens de consumo. O Grupo Bosch é composto pela Robert Bosch GmbH e suas cerca de 350 subsidiárias e empresas regionais presentes em aproximadamente 60 países. Incluindo os representantes de vendas e serviços, a Bosch está presente em cerca de 150 países. Esta rede mundial de desenvolvimento, produção e distribuição é a base para continuidade do crescimento. A Bosch investiu cerca de 4.5 bilhões de euros em pesquisa e desenvolvimento em 2012, e solicitou o registro de cerca de 4.700 patentes em todo o mundo. Os produtos e serviços do Grupo Bosch são concebidos para melhorar a qualidade de vida das pessoas por meio de soluções inovadoras e úteis, assim como fascinantes. Dessa forma, a empresa oferece mundialmente “Tecnologias para a Vida”. Mais informações: www.bosch.com, www.bosch-press.com

No Brasil, o grupo Bosch está presente desde 1954 e atualmente emprega cerca de 11 mil colaboradores. Em 2011, o grupo registrou no país um faturamento líquido de R$ 4,8 bilhões com a oferta de produtos e serviços automotivos para montadoras e para o mercado de reposição, ferramentas elétricas, sistemas de segurança, termotecnologia, máquinas de embalagem e máquinas industriais. Para mais informações: www.bosch.com.br

Fonte: Bosch Imprensa.
SÃO PAULO/SP.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada,por nos deixar sua opinião.