quarta-feira, 17 de abril de 2013

Acreditar, Transformar e Realizar!


Quero começar a minha coluna contando para as mulheres como consegui realizar um sonho realizando os sonhos de outras mulheres. Quero contar a elas como a mulher é capaz e pode transformar a sua vida. Longe de mim ser exemplo para qualquer pessoa, mas o que consegui realizar e levar a adiante foi do absolutamente "nada" .


Como nasceu o projeto as Doze belas "Mulheres de Curitiba"  que não tinha sequer R$ 1,00 de capital e hoje vale 1 milhão de reais.


É fato que diante das dificuldades encontramos soluções e mecanismos para crescer, prosperar e inovar. No final do ano de 2010 o comércio em geral não ia nada bem e eu como responsável por desenvolver todo o trabalho comercial de uma loja percebi que era necessário criar um diferencial para os meses de janeiro, fevereiro e março, visto que são meses considerados péssimos para as vendas devido ao período de férias e as festas de final de ano. 
Fiquei pensando como atrair novos clientes, como fazer com que os objetivos e metas de vendas fossem atingidos em meses considerados críticos. Diante dos fatos eu sabia que não poderia ser nada do que se apresentava no mercado do varejo, como promoções, liquidações, leve três pague dois, brindes, etc., teria que ser algo diferente, atrativo, ousado, inovador, que mexesse literalmente com as emoções das mulheres e que não tivesse a conotação comercial, mas sim motivacional.  Mas um detalhe importante era o meu grande desafio: Não havia verba, não havia apoio, não havia nada...apenas a vontade de realizar.
Percebi que eu tinha palavras chaves: Mulher, consumo, beleza, vaidade, auto-estima, solidariedade, valorização e reconhecimento. Foram com estas palavras que tive a idéia de realizar um editorial de moda voltado para mulheres de 30 a 70 anos. Levei uma semana para estruturar a idéia e fazer um planejamento de como seria este editorial, usei e abusei da criatividade na estruturação do projeto e usaria as redes sociais para divulgar a busca pelas belas.
O meu objetivo era de que as mulheres se redescobrissem e que tivessem plena consciência de que “mulheres perfeitas” não existem, que as rugas, os cabelos brancos, a lei da gravidade, o viço e o frescor da juventude irão passar, mas a tão sonhada felicidade é possível em qualquer momento da vida independente de idade. Fazer com que as marcas envolvidas fossem absorvidas de maneira gostosa, afetiva e que se destacassem cada uma com o seu brilho e valor.
Intitulei o projeto as doze belas “Mulheres de Curitiba”, e buscaria por  12 mulheres entre 30/70 anos para compor um editorial de moda onde o foco estaria na beleza da mulher real e em diferentes etapas de suas vidas, mostrando  que a beleza da mulher  vai além dos padrões estéticos definidos socialmente. As belas selecionadas representariam mulheres fortes, guerreiras, que lutam pelos seus sonhos, família e comunidade e ainda conciliam a dupla jornada de trabalho sem perder a feminilidade. Usaria as redes sociais para divulgar a busca pelas belas.
Com o projeto pronto e todo planejado teria o grande desafio de ir à busca de patrocínios e apoios para viabilizar o mesmo, visto que, sem isto nada seria possível. Antes de mandar a qualquer apoio chamei uma pessoa próxima e experiente e pedi que lesse o projeto e me desse à opinião. 
Após a pessoa ter lido todo o projeto me perguntou: 

-Quanto você tem para realizar isto?

-Eu respondi: nada, nenhum R$1,00!

-E a pessoa encerrou com o seguinte argumento:

Duvido!

A palavra acima soou como um soco no meu estomago, pois no primeiro momento em que eu apresentava o projeto a alguém recebi apenas "Duvido", não houve elogios, não houve apoio e não houve estimulo. O projeto era grandioso, audacioso, ousado e sem verbas e apoio não sairia do papel, o grande desafio iria começar.
 Fiz uma lista de patrocinadores e apoiadores que estivessem ligados ao universo feminino e comecei a levar a idéia do projeto. Marquei reuniões que nunca aconteceram, marquei horários que nunca me atenderam, fiquei horas a fio esperando por pessoas que nunca apareceram, não recebi retornos de ligações e vários "nãos" via emails. Desanimei, parei, desisti? De jeito nenhum, pois acreditava na idéia do projeto, eu sabia que seria um sucesso e que cairia no gosto das mulheres. Continuei a minha caminhada, pois tinha consciência de que sozinha nada se realizaria. Fui perseverante nos objetivos traçados, tive fé e persistência. 
Enviei o projeto ao Grupo Boticário e no dia seguinte fizeram contato comigo, enfim alguém leu o projeto! Obtive total aprovação e recebi o primeiro reconhecimento: "Nos interessa participar desta ação"! Foi o dia mais feliz da minha vida, pois o primeiro a participar do projeto era uma marca conceituada e mundialmente conhecida. Foi a glória e a partir daquele instante o projeto começou a tomar forma e se tornar realidade.
O projeto que encanta mulheres entrou para o calendário social da cidade e a repercussão atingiu várias cidades do Brasil e exterior, afinal para todas as mulheres há sonhos, fé, amor e esperança. Hoje, percebo que a realização de meus sonhos e ideais somente foram realizados por acreditar que estes são possíveis e para mim a melhor definição sobre realização de qualquer sonho é o texto de Walt Disney.
Desta forma nasceu o “Mulheres de Curitiba” no ano de 2011, tornou-se conhecido e caiu no agrado de milhares de mulheres através da divulgação em redes sociais, sendo que, no ano de 2012 superou todas as expectativas obtendo 1.247 inscritas com idades de 30 a 70 anos.
O projeto que encanta mulheres entrou para o calendário social da cidade e virou uma marca, a repercussão atingiu várias cidades do Brasil e exterior, afinal, para todas as mulheres há sonhos, fé, amor e esperança. Hoje, percebo que a realização de meus sonhos e ideais somente foram realizados por acreditar que estes são possíveis e que uma boa idéia pode transformar vidas.
Obtive no projeto no ano de 2011 mais de 20 apoios/patrocínios e na segunda edição em 2012, foram mais de 35 marcas/empresas sedimentadas no cenário nacional e internacional da moda, beleza e consumo. Entre os destaques estão: Águas Ouro Fino, Keune, Beauty color, kopenhagem, Mabu Resort&hoteis, Mercedes Benz, Provopar, Resort Costão do Santinho, Fernando Pires, Salton, Boticário e Poko Pano. O projeto se destacou também pela responsabilidade social e faz uso do sucesso a favor de campanhas aos menos favorecidos. Com as campanhas dentro do projeto já foram atendidas mais de 1000 pessoas em apenas duas edições. Para a edição 2013 os resultados das ações sociais serão destinadas ao Provopar Estadual que repassa àqueles que precisam. 
Tornei-me uma figura pública e adquiri credibilidade por apresentar um trabalho impecável, de responsabilidade e cumprir com os compromissos assumidos. O projeto "Doze Belas" entra com a terceira edição em 2013 e há convites para desenvolvê-lo em outras capitais do Brasil.
Das palavras, duvido e  impossível, das horas e horas de espera e de todos os nãos que recebi, transformei o R$ 1,00 que eu não tinha em um projeto que vale hoje quase R$ 1.000.000,00.
Como escreveu Earl Nightingale, "Uma grande atitude faz muito mais que acender as luzes no nosso mundo; parece que ela magicamente nos conecta a todos os tipos de oportunidades casuais, que estavam de alguma forma ausente antes da mudança." 

Para realizar algo basta apenas ter coragem, determinação, dedicação, comprometimento, paciência,  vontade, responsabilidade e estar consciente de que o caminho é longo, doloroso, difícil e cheio de adversidades e não existe caminho para o sucesso sem a perseverança.

O projeto Doze Belas está na terceira edição e em 2013 superou todas as expectativas de inscritas, foram quase 3000 mulheres almejando um único sonho: Ser uma das doze belas!!

Passei a realizar sonhos e me transformei na ponte para a realização de centenas de negócios, novos relacionamentos e novas amizades.

Maribel Souza


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