PBC ganha segunda
edição no ano e movimenta o mercado do vestuário.
Evento acontece de 06 a 10 de novembro, na Fiep do Jardim Botânico
Evento acontece de 06 a 10 de novembro, na Fiep do Jardim Botânico
Para
a moda, tudo é inspiração. As mentes brilhantes do mundo fashion conseguem
transformar aspectos do cotidiano em peças que influenciam o guarda-roupa de
milhões de pessoas. Parte deste universo, o Paraná Business Collection (PBC)
chega à sua sétima edição, de 6 a 10 de novembro, com várias novidades. A
principal delas são duas edições ao ano – o Verão 2012/13 foi lançado em junho
–, formato que permite sintonia maior com as tendências de cada estação.
Outra notícia importante é a participação de marcas de Santa Catarina e Rio
Grande Sul no Showroom de Negócios, um dos braços do PBC que conta
também com desfiles e uma programação de eventos paralelos, com palestras e
lançamento de livros. O Paraná Business Collection é uma realização da Fiep
(Federação das Indústrias do Estado Paraná), através do Conselho Setorial da
Indústria Têxtil e Vestuário do Paraná, e do Sebrae/PR (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no
Paraná).
O PBC, desde seu
lançamento, vem dando visibilidade ao que é produzido no Paraná, que é um dos
quatro principais polos da indústria do vestuário no Brasil. A semana fashion
paranaense segue os moldes dos grandes eventos ao redor do mundo e tem seu
diferencial no olhar que lança para a produção regional, fortalecendo e
estimulando o crescimento, e apostando no que existe de original. De acordo com
os organizadores, as empresas participantes do Paraná Business Collection
destacam-se sempre pela criatividade e qualidade dos produtos apresentados. A
realização de duas edições a partir de 2012 é mais um sinal de que a produção
paranaense e sulista está mais firme do que nunca e tem parceiros importantes
ao seu lado.
Para
o presidente da Fiep, Edson Campagnolo, o Paraná Business Collection reflete a
força da indústria do vestuário do Paraná, setor que é o segundo maior
empregador no Estado, com mais de 6 mil indústrias de confecção, a maioria de
micro e pequeno porte, que geram cerca de 98 mil empregos. “Mais do que
produzir roupa, os empresários deste setor estão produzindo moda e com um
grande diferencial em design e qualidade. A cada edição do PBC, fica mais
evidente que há um grande investimento neste sentido”, observa ele, destacando
o avanço que significa ter duas edições em um mesmo ano. “Isso demonstra a
importância que a Fiep e o Sebrae/PR dão ao evento. Acreditamos que o PBC vai
continuar crescendo e se consolidando como o mais importante evento de moda do
Sul do País”.
O
diretor-superintendente do Sebrae/PR, Allan Marcelo de Campos Costa, destaca a
importância do PBC ao aproximar a moda paranaense de canais de comercialização
em todo o Brasil e ao abrir novas perspectivas de negócios. “É um evento que
fortalece a cada ano o Paraná como estado que aposta no design e
trabalha com o negócio moda.” O diretor-superintendente do Sebrae/PR chama a
atenção para o Showroom de Negócios programado para esta edição. Segundo
ele, abrir o showroom também para a participação de empresas de Santa
Catarina e do Rio Grande do Sul é uma estratégia acertada, porque amplia a
possibilidade de negócios e posiciona o setor na região sul do Brasil. “Sob o
ponto de vista empresarial, o PBC passa a ter uma responsabilidade ainda maior,
agora também estimulando negócios com empresas de estados vizinhos que, assim
como o Paraná, apostam na moda como um diferencial no mercado”, ressalta.
Na
avaliação de Marcelo Surek, coordenador do Conselho Setorial da Indústria
Têxtil e Vestuário do Paraná, a nova roupagem do PBC o coloca em sintonia maior
com o calendário da moda, permitindo também que os lojistas planejem com
tranqüilidade suas compras. “O PBC traz visibilidade para a indústria e suas
marcas, fortalecendo cada vez mais o Paraná como importante produtor da moda
brasileira. Teremos nesta edição um business reformulado para que cada vez mais
o comprador encontre o que deseja, faça bons negócios e retorne. Afinal é o
nosso objetivo criar relacionamento entre a indústria e o lojista”, diz.
Moda
o ano todo
“A moda não acontece
apenas uma vez por ano. Nós temos quatro estações e queremos trazer as
tendências e novidades de cada uma delas”, comenta Paulo Martins, diretor
artístico do evento e que divide a coordenação geral do PBC com a jornalista
Nereide Michel. A mudança vem do desejo dos realizadores de firmar ainda mais o
PBC nacional e internacionalmente. A moda paranaense integra-se ao calendário
nacional de lançamentos para a temporada e o Paraná Business Collection passa a
antecipar o Outono-Inverno 2013. Um passo importante e um desafio que os
empresários do estado assumem na certeza de que o alinhamento da indústria com
o setor produtivo e criativo são prioritários diante das novas exigências do
mercado mundial.
Com o tema “A moda de
corpo inteiro”, o PBC coloca os acessórios, que contribuem na essência do
visual e trazem refinamento estético, no centro das atenções. Afinal,
como diz Paulo Martins, que assina também a direção artística, “a moda é
da cabeça aos pés, não só a roupa”. “O acessório é gerador de tendência, faz
parte do processo de criação e acrescenta um quociente cool a qualquer look”,
afirma ele. A intenção com o tema, prossegue Nereide Michel , é destacar a
amplitude do universo de lançamentos para uma estação. “Uma total
correspondência entre o que se veste, os acessórios que compõem um look
e os conceitos de cabelo e a maquiagem estão presentes no que se define como o
estilo da temporada. E as mostras temáticas, palestras e oficinas da
programação paralela do PBC vão mostrar este processo de uma forma prática e
informativa”, assegura a coordenadora do evento.
Programação
Ao
longo de seis edições o PBC se tornou o evento oficial da moda paranaense e se
consolidou como vitrine de tendências e gerador de conteúdo. Além dos
desfiles de marcas conceituadas e estilistas renomados, oferece uma programação
de eventos paralelos e o Showroom de Negócios.
Desfilando suas
novidades para a estação mais fria do ano serão em torno de dez marcas e o
Showroom de Negócios pela primeira vez terá a participação de empresas do Rio
Grande do Sul e Santa Catarina. Ao todo, serão cerca de 50 expositores de
roupas masculina, feminina, jeans, infantil, bebê, fitness, malharia e
acessórios. Além disso, a mostra Ideia Moda vai apresentar o trabalho de oito
novos estilistas.
Os Eventos Paralelos,
criados no intento de disseminar e celebrar a moda em todas as suas vertentes,
seguem fomentando a reflexão e o surgimento de novas ideias em palestras,
oficinas e exposições que formam um panorama do que há de promissor pelo mundo.
Promovendo a troca de informação e conhecimento, o PBC contribui para
fortalecer não apenas o mercado paranaense, como toda a produção do Sul do
país. “O Paraná Business Collection já se consolidou como um evento que
trabalha de forma harmônica as principais plataformas que propulsionam a
evolução da moda. Aos resultados contabilizados pela geração de negócios
são acrescentados, em ações como desfiles e amostras de novos designers e
exposições, valores intangíveis. São estes que reforçam a imagem do estado
também como um gerador de conceitos e difusor de inovações. Diferenciais
importantes, sem dúvida, para firmar posição num mercado cada vez mais
exigente e competitivo”, pondera Paulo Martins, diretor artístico do PBC.
SERVIÇO
Local: Sede
da Fiep no Jardim Botânico/pavilhão Horácio Coimbra (Av. Comendador
Franco, 1341 – Jardim Botânico, Curitiba – PR).
Realização:
FIEP
(Federação das Indústrias do Estado do Paraná), SESI (Serviço Social da Indústria), SENAI (Serviço Nacional de
Aprendizagem Industrial), IEL/PR (Instituto Euvaldo
Lodi),
Conselho Setorial da Indústria do Vestuário do Paraná e SEBRAE/PR (Serviço de
Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná).
Sindicatos: Alfaiatarias -
Paraná / Couro – Paraná / Sinditêxtil – Paraná / Sinditêxtil – Londrina /
Sivale – Apucarana / Sindiwest – Cascavel / Sinveste – Cianorte / Sindvest –
Curitiba / Sivepar – Londrina / Sindvest – Maringá / Sinvespar – Sudoeste.
Patrocínio: SESI (Serviço Social da Indústria),
SENAI (Serviço Nacional de
Aprendizagem Industrial), Correios, Governo Federal.
Apoios Institucionais: ABIT (Associação
Brasileira da Industria Têxtil e Confecção), TexBrasil, ApexBrasil (Agência
Brasileira de promoção de exportações e investimentos),Sistema Fecomercio,
Associação Comercial do Paraná, FACIAP.
Apoios: BRDE, Slaviero Hotéis, Keune – The art of hair design, Centro de Formação
Lady & lord, Lunar, Suco
de Uva Campo Largo, Jornal de Londrina, Águas Ouro Fino.
Coordenação geral: OX Comunicação de Moda e NaModa Comunicação
de Estilo.
Fonte: Prime Comunicação.
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