Uma das premiações mais respeitadas pela sociedade e pelos jornalistas, o Prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos rendeu à Empresa Brasil de Comunicação a vitória em duas categorias e uma Menção Honrosa. O resultado da sua 34ª edição foi divulgado nesta quarta-feira (10/10), em São Paulo, e trouxe entre os vencedores a TV Brasil e a Rádio Nacional da Amazônia.
A TV Brasil foi premiada na categoria TV/ Documentário com a reportagem “Crimes da ditadura”, exibida no “Caminhos da Reportagem”, sob direção e edição de Conchita Rocha. Na mesma categoria, a emissora recebeu Menção Honrosa pela reportagem “A mão de obra escrava urbana”, também veiculada no “Caminhos da Reportagem”, sob direção e edição da jornalista Bianca Vasconcelos. Na categoria Rádio, a vitória foi da Rádio Nacional da Amazônia, com a matéria “Crimes contra indígenas da ditadura”, de Máira Heinen. “Estou muito feliz. Não esperava que uma premiação e um reconhecimento como esse viessem agora”, comemora Maíra. A profissional começou a trabalhar na EBC no dia 11 de junho, após aprovação no concurso público. “Só tenho a agradecer, principalmente pela oportunidade de estar na Rádio Nacional da Amazônia, onde posso trabalhar temas dos quais gosto muito. Abordagens como essa que fizemos não seriam possíveis em emissoras privadas”, ressalta.
Premiada com Menção Honrosa, a reportagem “ A mão de obra escrava urbana ” surgiu a partir da repercussão das denúncias de trabalho análogo à escravidão, com mão de obra boliviana e paraguaia, em grandes grifes internacionais e lojas de departamento do Brasil. Segundo a editora de texto e diretora do “Caminhos da Reportagem” de São Paulo, Bianca Vasconcellos, o objetivo do programa não foi retratar vítimas, mas fazer com que o público refletisse sobre essa realidade.
Fonte: Comunicação Tv Brasil.
São Paulo/SP.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada,por nos deixar sua opinião.