Realizado pelo Sesc, circuito passará por 80 cidades de 25 estados e Distrito Federal com apresentações de teatro, dança e circo
Espetáculo “Herança” (Pablo Bernardo) |
Maior projeto de circulação de artes cênicas do país, o Palco Giratório lança sua 26ª edição nesta quarta-feira (17/04), no Paraná, com a presença dos dois artistas homenageados: o diretor e ator Amir Haddad, fundador do Grupo Tá na Rua (RJ), e o ator, compositor, cantor, e diretor musical Maurício Tizumba. O evento será realizado Teatro do Sesc da Esquina e contará com uma programação de espetáculos até o dia 21. Este ano, o Palco Giratório conta com 404 apresentações e 264 cursos e oficinas, realizados por 17 grupos artísticos. Espetáculos de teatro, dança e circo compõem a programação dessa edição, que alcançará 80 cidades de 25 estados e Distrito Federal.
O lançamento será às 19h30 e, após a cerimônia oficial de abertura, sobe ao Palco a Cia. Burlantins com a peça “Herança” (MG), que celebra os 50 anos de carreira de Tizumba. O espetáculo cênico-musical retrata a busca e o resgate da herança cultural afro-brasileira como bússola para a diáspora negra. No dia 18, às 20h, haverá apresentação de “Zaratustra: uma trransvaloração dos valores” (RJ), encenada por Amir Haddad e o Grupo Tá na Rua. O espetáculo nasceu da relação do ator e diretor com o personagem Zaratustra escrito pelo filósofo Friedrich Nietzsche.
A programação continua na sexta-feira (19) com a apresentação do espetáculo “Nuvem de Pássaros”, do grupo Movidos Dança (RN), obra inspirada no movimento da migração dos pássaros e na trajetória de espécies que compartilham rotas de voo para enfrentar adversidades. No sábado (20), o Grupo Locômbia Teatro de Andanças (RR) apresentará o espetáculo “Mar Acá”, que combina elementos da mitologia latino-americana e realça a cultura ancestral. Encerrando a programação dia 21, o espetáculo “Sobrevivente”, com Nena Inoue.
A decisão de colocar no centro da 26ª edição do projeto os atores e diretores Amir Haddad e Maurício Tizumba está alinhada com a busca por diversidade nas ações do Sesc. Ambos são referências do teatro e da música brasileira e também foram homenageados pelo 34ª Prêmio Shell de Teatro, divulgado em março.
Amir Haddad, tem 86 anos e sua vida foi trilhada pelo teatro: dirigiu grandes nomes da arte brasileira, como Marieta Severo, Andreia Beltrão e Letícia Spiller. Como forma de homenageá-lo, o Palco Giratório vai circular a peça “Zaratustra: uma transvaloração dos valores”.
Já Maurício Tizumba é ator, compositor, cantor, multiinstrumentista, diretor musical e capitão de congado. Sua trajetória artística é baseada no diálogo entre diversas linguagens e entre a arte e as manifestações populares tradicionais da cultura afro-brasileira. Tizumba vai se apresentar com “Herança”, que retrata a busca e o resgate da herança cultural afro-brasileira como bússola para a diáspora negra.
Também compõem o Palco Giratório deste ano espetáculos como “Leci Brandão”, com o Grupo Lapilar Produções Artísticas (RJ), que conta a vida da sambista carioca; a opereta infantojuvenil “Cabelos Arrepiados”, da companhia Buia Teatro de Manaus, premiada como Melhor Grupo de Teatro do Brasil em 2022; e “Mar Acá”, com o Grupo Locômbia Teatro de Andanças, formado por atores colombianos que vivem em Roraima.
Palco Giratório
Reconhecido no cenário cultural brasileiro como um importante projeto de difusão e intercâmbio das Artes Cênicas, o Palco Giratório intensifica a formação de plateias a partir da circulação de espetáculos dos mais variados gêneros, selecionados por uma curadoria nacional. A mistura de sotaques, as diferentes expressões artísticas e modos de criação são características do circuito, que percorre capitais e cidades do interior de todas as regiões do país desde 1998. O projeto também conta com uma vasta programação de oficinas, festivais, mesas-redondas e palestras, que permite a participação ativa da comunidade, de artistas locais e convidados, promovendo a troca de experiências, a divulgação do trabalho de profissionais de todo o país e a geração de emprego para os inúmeros trabalhadores que atuam no circuito. Desde sua criação, já passaram pelo Palco Giratório 380 grupos artísticos, com aproximadamente 10 mil apresentações, alcançando um público estimado em 5 milhões de espectadores.
Veja abaixo a lista de espetáculos do Palco Giratório deste ano:
Zaratustra - Grupo Tá na Rua (RJ)
Quatro Luas - O Bando Coletivo de Teatro (PE)
Procedimento#6 - Jackeline Mourão e Reginaldo Borge (MS)
O equilibrista - Cia. YinsPiração Poéticas Contemporâneas (DF)
Nuvem de pássaros – Movidos Dança (RN)
Mundos - Grupo Maria Cutia de Teatro (MG)
Maria Firmina dos Reis – Núcleo Atmosfera (MA)
Mar Acá - Grupo Locômbia Teatro de Andanças (RR)
Leci Brandão - Lapilar Produções Artísticas (RJ)
Herança- Cia. Burlantins (MG)
Fábrica dos Ventos - Trupe Lona Preta (SP)
Desvio - Muovere Cia de Dança (RS)
Circo de los pies - La Luna Cia de Teatro (SC)
Cabelos arrepiados - Buia Teatro Company (AM)
Alegria de náufragos - Coletivo Ser Tão Teatro (PB)
Adobe - Luciana Caetano – Grupo Solo de Dança (GO)
Abebé - Grupo de Dança Afro NegraÔ (ES)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada,por nos deixar sua opinião.