quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

66 anos da Fecomércio PR



Neste dia 19 de janeiro comemoramos os 66 anos de fundação da Federação do Comércio do Paraná, hoje Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná. Naquela época, apenas cinco sindicatos patronais do comércio uniram-se em Curitiba. Hoje somos 60 e a entidade está filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, a CNC.
A Fecomércio é mantida com recursos próprios, oriundos da contribuição anual compulsória dos empresários, prevista na CLT. É apartidária e não governamental, mas realiza ações conjuntas e parcerias com entidades públicas e privadas, visando somar esforços para potencializar resultados.
Nossa função é representar legal- mente o empresariado junto aos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, assim como perante a sociedade. E, importantíssimo, presidir e administrar os conselhos regionais do Sesc e do Senac. A propósito, em julho passado o Senac também comemorou seus 66 anos de criação no Paraná, marca que o Sesc igualmente atingiu no dia 10 deste mês.
Considero o posto de presidente do Sistema Fecomércio não como um encargo, mas como uma honra. Nossa entidade tem um histórico de trabalho positivo muito grande. Durante esses 66 anos vem estimulando o progresso do comércio do Paraná, com resultados expressivos.
A atuação integrada das três casas fortalece a promoção de serviços que beneficiam comerciários e empresários, a partir das suas unidades espalhadas pelo estado. O Sesc, braço social do sistema, conta com ações nas áreas de saúde, esporte, lazer, cultura, ação social e educação. Sua estrutura soma 37 unidades, com outras nove em construção. Já o Senac oferece educação profissional de qualidade, que em 2014 vai beneficiar 50 mil alunos apenas nos seus dois programas de gratuidade, o PSG e o Pronatec, este em parceria com o governo federal. O Senac tem hoje, no Paraná, 34 unidades em funcionamento e 13 em construção.
Ao longo dos anos a gama de serviços oferecidos foi incrementada. Hoje, a Fecomércio não só premia e reconhece os empresários de destaque nos sindicatos filiados, com o Troféu Guerreiro do Comércio, como coloca à disposição inúmeras facilidades.
Por exemplo, o Instituto Fecomércio de Pesquisa e Desenvolvimento – IFPD atua na coordenação de estágios, como ponte entre o estudante e o mercado de trabalho. A Pesquisa Conjuntural do Comércio oferece indicadores mensais que acompanham o desempenho do comércio e a Pesquisa de Opinião do Empresário, semestral, mensura a expectativa dos empreendedores para o semestre seguinte.
Outros programas fundamentais aos empresários são os que oferecem mecanismos para seu desenvolvimento comercial, como o Varejo Mais, de capacitação e gestão empresarial e sindical realizado em parceria com o Sebrae há oito anos. A iniciativa visa melhorar o desempenho das empresas paranaenses, incluindo micro e pequenas, possibilitando troca de informações sobre tecnologia e modelos de sucesso.
Nosso projeto de revitalização de espaços comerciais hoje é modelo em todo o país. Desde 2007, no entorno do Paço da Liberdade, então degradado, o Sistema Fecomércio vem liderando as iniciativas de revitalização. Atualmente, elas estão presentes também em Londrina, Maringá, Marechal Cândido Rondon, Francisco Beltrão e Castro. As parcerias se estendem a outras iniciativas que visam o desenvolvimento do Paraná, a exemplo do Fórum Permanente Futuro 10, destinado a planejar o futuro a partir de projeções para os dez anos seguintes.
As missões empresariais e rodadas de negócios, inclusive internacionais, formam outra atividade da Federação, facilitando o contato entre quem quer vender e quem quer comprar produtos ou serviços. É a forma pela qual incentiva intercâmbios comerciais, tecnológicos, científicos e culturais.
Por último, mas não menos importante, a Fecomércio possui câmaras setoriais, núcleos de inteligência segmentados. Temos a Câmara Setorial do Comércio de Autopeças, Câmara do Comércio Exterior, Câmara da Mulher Empreendedora e Gestora de Negócios, Câmara Setorial do Comércio de Produtos Farmacêuticos, do Comércio de Materiais de Construção e a Câmara Empresarial do Turismo.

Fonte: Jornalismo Fecomércio PR

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada,por nos deixar sua opinião.