segunda-feira, 8 de julho de 2013

Cotonete: Usar ou não?

  
Otorrinolaringologista credenciado da Paraná Clínicas fala sobre os riscos do uso da haste e explica qual a melhor maneira de fazer a limpeza do ouvido

Muitas pessoas têm dúvidas sobre como fazer a limpeza correta do ouvido, se pode ou não usar cotonete. Uma orientação bastante útil é que só devemos fazer a limpeza daquilo que estamos vendo. O Otorrinolaringologista credenciado da Paraná Clínicas Planos de Saúde Empresariais, Carlos Felipe Terapia Carreño, dá algumas dicas sobre a forma correta de fazer a limpeza do ouvido e fala sobre os riscos que podem ser causados pelo uso da haste.

Segundo o especialista, não há forma correta de usar o cotonete, na verdade, ele não deve ser utilizado. “O ideal é que nunca se use. Ele pode, até, ser usado para outras coisas, como, por exemplo, fazer pequenos curativos, em cirurgias ou procedimentos, pode ser usado pelas mulheres para retocar maquiagens ou fazer unhas, menos para limpar o canal auditivo”, comenta.

Quanto aos riscos do uso da haste, Carreño faz algumas observações. “O uso do cotonete apresenta diversos riscos. Por exemplo: você pode estar usando de uma forma mais superficial, na parte externa da orelha, e ele escapar e lesionar o canal do ouvido, ou perfurar o tímpano, ou se usar de forma mais profunda, como é muito comum, também pode perfurá-lo. Além disso, o algodão absorve a oleosidade do ouvido e sua lubrificação, ocasionando, com isso, um ressecamento, podendo causar coceiras ou descamações, e ainda podem ocorrer possíveis traumas  mais profundos que podem lesar a cadeia ossicular do ouvido e trazer perdas auditivas”, afirma.

Segundo o otorrino, a coceira, em alguns casos pode não ser causada somente pelo uso do cotonete, mas, por reações alérgicas da pele, ressecamento ou inflamações de ouvido, por exemplo. “Nesse caso, o cotonete também não é uma solução como muitos acreditam. Seu uso, como já comentado, absorverá a oleosidade e lubrificação do ouvido e tornará a coceira ainda pior, o alívio é apenas instantâneo”. O especialista alerta: “a melhor forma de evitar as coceiras e o uso do cotonete é uma mudança em alguns hábitos, como não molhar o ouvido, evitar banhos muito quentes ou banhos de sauna”.

Carrenõ afirma ainda. “Sempre que sentir uma pressão no ouvido ou sensação de abafamento no som, é importante procurar um médico, pois, pode ser um indício de excesso de cera. Recomenda-se que, uma vez por ano, a pessoa faça uma avaliação com o otorrino e veja se há necessidade de uma limpeza ou não, essa sim é a maneira correta de limpar o ouvido, ou se for fazer em casa, o ideal é usar uma tolha úmida, apenas na parte externa”, completa.

É importante saber:

O risco auditivo, não está no uso repetitivo ou constante do cotonete, mas no risco de lesão por trauma de alguma estrutura importante do ouvido, como rompimento do tímpano, ou lesão da cadeia ossicular do ouvido, ou ainda por processos inflamatórios que o uso pode provocar.

Fonte: Lide Multimidia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada,por nos deixar sua opinião.