Diferenças de idades podem gerar conflitos nas equipes, onde o grande desafio é trabalhar em conjunto
O maior desafio do mercado de trabalho de hoje é criar políticas e práticas capazes de integrar pessoas com pensamentos e ideais completamente diferentes. Isso acontece, pois em muitas equipes a mistura de gerações é grande. É comum nos times de trabalho a mistura entre os baby boomers (nascidos entre 1946 e 1964), Geração X (1965 a 1979) e Geração Y ou millennials (1980 a 2000). Integrá-los é essencial, pois as pessoas vivem mais e passam mais tempo em atividade produtiva.
O coach Leonardo Gotti explica que conflitos existem independentes da geração a que as pessoas pertencem. Como seres humanos, cada um tem suas convicções e pontos de vista diferentes. "Uma das soluções é ouvir primeiro, não julgar e entrar em consenso. Isso não quer dizer aceitar tudo. Entender e compreender o parceiro é de extrema importância para não haver conflitos", analisa. Um dos maiores problemas entre as gerações é que os mais velhos não confiam nos mais novos e os estes acham que os mais velhos não são modernos e não entendem as novas tecnologias. "Nesse caso é importante que aconteça o diálogo entre os membros da equipe. Um precisa ouvir o outro, a troca de experiência faz com que o time cresça e contribua para o sucesso da empresa. A experiência do mais velho contribui para a ousadia e criatividade do mais novo, um pode ser complemento do outro", explica o coach.
O objetivo principal de cada empresa é obter resultados alcançando as metas traçadas. E para que isso aconteça, os colaboradores precisam estar envolvidos. trabalhar em equipe e harmoniosamente. "Em qualquer organização que possua níveis de gerações em suas equipes, nenhum profissional é dotado de todas as competências necessárias a todos os processos. É preciso contar com a colaboração dos demais", avalia Leonardo.
A capacidade de conviver e utilizar os pontos fortes de cada geração é primordial para o convívio empresarial. "Todas trazem características importantes e relevantes para o mercado. Quando elas aprendem a utilizar suas qualidades juntas, conseguimos reunir a experiência dos baby boomers, a praticidade dos X e a vitalidade e inovação dos Y", finaliza o coach.
Sobre Leonardo Gotti:
Formado em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Realizou sua formação em coach pela Sociedade Brasileira de Coaching, considerada a principal instituição deste ramo no Brasil, com parcerias e técnicas comprovadas pela BCI/USA (Behavioral Coaching Institute /USA) e pelo ICC (International Coaching Council). Também formou-se Trainer Comportamental, pelo IFT (Instituto de Formação de Treinadores).
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