quinta-feira, 4 de abril de 2013

Dia da Saúde (7 de abril)






Profissionais do Hospital VITA realizam ação em shopping de Curitiba


As doenças cardiovasculares são as principais causas de morte nas Américas, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). Só em 2007, o problema representou quase 1,6 milhão de mortes, sendo 790 mil homens e 785 mil mulheres. Comemorado no dia 7, o Dia Mundial da Saúde traz este ano uma campanha de redução do número de infartos do miocárdio e acidentes cerebrovasculares. Para celebrar a data, profissionais de enfermagem e nutrição do Hospital VITA, em parceria com o Shopping Palladium, vão aferir a pressão arterial, calcular o índice de massa corporal (IMC) e distribuir materiais com dicas de saúde e melhora da qualidade de vida. A ação acontecerá na próxima sexta-feira (5), no Shopping Palladium (PISO L1), das 11 às 23h.

Segundo o nefrologista do Hospital VITA, João Luiz Carneiro, estatisticamente as doenças cardiovasculares são atualmente as principais causas de morte. Mas este não é o único problema que assola a saúde da população brasileira. "Com o avanço tecnológico, podemos detectar as doenças mais precocemente, fato que melhora as chances de cura e os resultados dos tratamentos, mas, o problema é que tem sido observado um aumento da incidência de câncer, por exemplo, em grupos etários mais jovens", declara. Além disso, as doenças sexualmente transmissíveis, em especial o HIV, as patologias infectocontagiosas e a depressão também devem ser preocupações da geração. "Considerada "Mal do Século", a depressão aumenta a incidência em todas as faixas etárias, desde adolescentes até pacientes idosos", comenta.

Uma pesquisa realizada pelo IBOPE, em 2010, aponta a saúde como a principal preocupação de 41% dos brasileiros. Para os próximos 50 anos, Carneiro afirma que os cuidados dos brasileiros devem estar voltados para qualidade de vida, fácil acesso aos médicos, exames e hospitais e implementação da medicina preventiva. "As doenças que mais matam os brasileiros - como câncer, ataque cardíaco, acidente vascular cerebral e enfermidades ligadas ao sistema respiratório - são justamente aquelas que mais se beneficiam da antecipação do diagnóstico", sinaliza.

Para evitar que essas preocupações se tornem realidade, o médico aponta seis principais pontos: realização de políticas sociais voltadas à saúde, principalmente para populações carentes; maior investimento na área; promoção da saúde melhorando a qualificação de médicos e hospitais; fácil acesso a exames e medicamentos e, também, a conscientização da população. "Conscientização da necessidade de uma vida mais saudável, evitando fatores de risco com obesidade, tabagismo, etilismo, sedentarismo, drogas ilícitas, entre outros.", aponta.

O que comemorar nesta data - Com relação aos grandes avanços conquistados pela saúde nos últimos anos, neste Dia Mundial da Saúde algumas evoluções devem ser lembradas. De acordo com Carneiro, cada área médica progrediu conforme suas necessidades, investimento em pesquisas, novos medicamentos, equipamentos e técnicas, mas, prioritariamente, os estudos sobre células-tronco devem ser vistos como um marco da última década. "Estas pesquisas são importantes em praticamente todas as áreas da medicina e foram abrindo caminho para cura de doenças que acreditavam serem incuráveis", justifica.

Para o especialista, a OMS deve comemorar, na data, ações de melhora de atendimento médico e qualidade de vida, redução da mortalidade infantil e materna, campanhas de prevenção e conscientização principalmente em países pobres e carentes de atendimento médico. "Mas, ainda temos muito que melhorar quanto a saneamento básico, doenças infectocontagiosas e sexualmente transmissíveis", alerta.

O médico ainda destaca: "Não fume, não beba, afaste-se das drogas, pratique atividades físicas, alimente-se com qualidade, combata a obesidade, faça exames regularmente, viva em paz com as pessoas que o cercam, priorize sua qualidade de vida e apaixone-se".

SOBRE O DIA - O Dia Mundial da Saúde foi criado pela OMS como uma tentativa de conscientizar a população do planeta para evitar as principais doenças que possam atingir o bem-estar e a saúde física e emocional. Criado em 1948, possui intenção de alertar sobre os principais problemas que podem atingir a população.

Fonte: Central Press.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada,por nos deixar sua opinião.