segunda-feira, 8 de abril de 2013

Grendene aprimora estratégia nacional de vendas com solução NeoGrid.



Por meio de plataforma VMI, a fabricante conectou 700 lojas e conquistou assertividade de planejamento e reposição com análises por Ponto de Venda e regiões de atuação. Ainda, obteve resultados expressivos por meio da adequação do mix de produtos e melhoria de investimentos em publicidade e na operação.

Com o objetivo de otimizar o processo de vendas junto aos seus representantes e consumidores finais, a Grendene, uma das maiores fabricantes de calçados do mundo, adotou a solução VMI (Vendor Managed Inventory) da NeoGrid, número um na sincronização da cadeia de suprimentos. Por meio dela, a companhia passou a acompanhar o sell-out de seus produtos a partir de uma amostragem de seus pontos de venda. Com seus 15 maiores clientes envolvidos atualmente no projeto, isso representa 700 lojas conectadas e provê ampla visibilidade do comportamento de vendas e da posição de estoques nas regiões em que atua.

Com uma logística de distribuição que atinge um elevado número de pontos de venda em diferentes regiões do país, a companhia buscava por uma solução que a auxiliasse a gerir seus estoques. E, ainda, que provesse inteligência produtiva com base nas vendas de cada um de seus produtos e no alinhamento às metas de seus parceiros comerciais. Assim, chegou à ferramenta VMI da NeoGrid, selecionada principalmente por sua flexibilidade.

O VMI é uma solução de planejamento e reposição direcionada a fornecedores para gestão de seus canais de vendas diretos ou indiretos. Com ela, o usuário tem acesso a informações reais de vendas e estoque de seus clientes, o que melhora o balanceamento e atendimento. Assim, o fornecedor obtém visibilidade de sua cadeia e informações para uma melhor programação e distribuição de seus produtos, com a estruturação de um plano de suprimentos.

A Grendene logo identificou os benefícios e resultados da adoção da solução, utilizada atualmente por cerca de 50 usuários internos e 100 externos. Com o fácil acesso às informações de seus clientes e a recomendação automática de produtos pela solução, a empresa aumentou a assertividade na previsão de vendas e, consequentemente, reduziu a ruptura e os excessos de estoque. Com isso, conquistou expressivo crescimento em vendas, além da rápida identificação da necessidade de ajustes ferramentais, de matérias-primas (compra e estocagem) e estrutura fabril; assertividade da previsão de vendas; reorganização do uso das verbas de publicidade; adequação de mix de produtos; redução e descontinuação de produtos com baixa performance.

Contemplando, inicialmente, 10 clientes da Grendene, entre distribuidores e varejistas, a implantação aconteceu com tranquilidade e total aceitação por parte dos envolvidos. Atualmente, o projeto segue em andamento com os 15 maiores parceiros da Grendene. Luiz Antônio Moroni, gerente de Negócios da Grendene, completa: “O projeto trouxe grande otimização em nosso processo e estratégia de vendas. Além de contribuir com a Grendene, também gerou bons resultados aos nossos parceiros, uma vez que passaram a contar com agilidade de reposição de produtos e, principalmente, com um estoque balanceado e adequado às demandas de suas regiões”.

Sobre a Grendene
A Grendene é detentora de marcas reconhecidas e de sucesso, como Melissa, Rider, Grendha, Cartago, Ipanema, Zaxy, Grendene Kids e Grendene Baby. Além disso, atua também através de licenciamentos de celebridades e personagens do universo infanto-juvenil.
Ideias simples aliadas à ousadia e a busca contínua para oferecer produtos inovadores: assim é a Grendene, uma empresa que com pouco mais de 40 anos de história se tornou uma das maiores produtoras de calçados do mundo, atuando com tecnologia própria e exclusiva. A organização tem capacidade instalada de produção de 200 milhões de pares de calçados por ano e emprega mais de 20.000 pessoas em seis unidades, localizadas nos estados do Rio Grande do Sul, Ceará e Bahia. Do volume de produção anual, em média 70% destina-se ao mercado interno e 30% para exportações que seguem para mais de 90 países, em todos os continentes.

Sobre a NeoGrid
A NeoGrid é uma multinacional brasileira presente em cinco continentes, especializada em prover soluções de software em um portal para sincronização da cadeia de suprimentos, integrando milhares de empresas e suas redes de negócios em todo o mundo. Desde 2008, a NeoGrid assumiu a liderança do mercado brasileiro de Supply Chain Management. A NeoGrid não para de crescer e foi reconhecida como uma das empresas mais inovadoras do Brasil pelo Prêmio FINEP de Inovação em 2012.
Conheça mais sobre a empresa no site: www.neogrid.com

Fonte: RMA Comunicação.
SÃO PAULO/SP.

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