Coach Karina Reis
Outro dia estava levando minha filha de 3 anos a escola e perguntei a ela se havia escovado os dentes. Quando ela me respondeu: Não mamãe.
Não contente, perguntei o por que de ter saído de casa sem escovar os dentes e fiz aquele discurso que as mães de plantão conhecem bem. E para minha surpresa ela me disse: Meu pai não escovou meus dentes, por isso não escovei os dentes.
Pois é! Ela tem apenas 3 anos e já sabe direcionar a culpa a alguém. Mas esse é apenas um dos momentos que vejo isso acontecer, e trata-se apenas de escovar os dentes.
A verdade é que, as pessoas se apaixonam por suas histórias e passam a vida contando elas e utilizando delas para justificarem os seus não feitos, os passos que não deram, o medo que as travaram, os objetivos que não realizaram, as pessoas que verdadeiramente não se tornaram.
Afinal, a culpa é de quem? A decisão foi tomada, mesmo que não tenha sido para ir em direção a realizar aquilo que se queria, mesmo que tenha sido para sobreviver, ou para realizar os sonhos dos outros, para adiar seus próprios sonhos, afinal, dizer sim ao outro é sempre mais fácil do que dizer sim a si mesmo.
Coitados, tenho pena , tenho muita pena dos coitados que levam a culpa diariamente, é o tempo, ou a ausência dele, o dinheiro, ou também a ausência dele, os pais, os irmãos, o conhecimento que não se tem, o chefe, o sistema, a economia, a comida... e por ai vai.
Mas eu preciso dizer que a culpa é de cada um de nós de tomar a decisão de abrir mão daquilo que se quer para se apoiar na bengala de nossas histórias e assim deixar de se realizar.
Eu sei que existem os estímulos externos, é o telefone que não para de tocar, os e-mails que não param de chegar, o eu mereço, e de repente tudo se tornou urgente, mas as escolhas cabem sim a cada um de nós, a nossa ampla consciência de saber onde queremos chegar, saber o valor disso, e a responsabilidade da perda e do ganho que carrega um decisão em exercer uma atividade.
Mas se você puder mudar as lentes do eu faço parte do mundo para o eu sou o mundo e usar de todos os seus talentos e saber que está aqui para construir algo para si e dessa forma contribuir com o outro, é possível que consiga direcionar sua vida, suas ações e suas escolhas para um direção congruente com a construção que quer fazer.
Citando Brian Tracy: "Quando você toma uma decisão clara e inequívoca de que você vai ter o controle total sobre sua mente, eliminar as emoções e pensamentos negativos que pode ter de você , e tornar-se uma pessoa completamente positivo, você pode realmente trazer a sua própria transformação pessoal."
Mais um início de semana, o passado serviu para o aprendizado, o futuro para estabelecer os objetivos e o presente para realizar, então faça de hoje o grande dia de realização. Mude suas lentes, confie em você, pare de culpar os outros, tome a responsabilidade e faça sua parte, que nada lhe faltará.
Grande abraço e excelente semana.
Karina Reis
Karina Reis é Coach, membro da Sociedade Brasileira de Coaching, licenciada pela Behavioral Coaching Institute (BCI) e diretora executiva da Cannoh Coach, empresa especializada e referência no processo de coaching. Possui formação em Administração de Empresas pela UTP, também é Trainer Comportamental/IFT e especialista em Desenvolvimento Humano e Reprogramação Mental/Inst Rogerio Castilho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada,por nos deixar sua opinião.