No contexto atual, em que produzir com excelência é cada vez mais
valorizado por todos, ter um filho superdotado a priori pode ser associado como
a resolução para muitos problemas. Entretanto, é fundamental que pais e
professores possam considerá-la uma criança como todas as outras, mas que
também consigam percebê-la além da sua habilidade bem desenvolvida. A criança
superdotada não é apenas um gênio, ou uma máquina de pensar, mas sim, um ser
humano, repleto de sentimentos e vontades próprias e que apresenta um
desempenho exemplar em uma ou algumas áreas do conhecimento.
Ter um filho superdotado pode significar algo inédito para os pais, e
estes podem muitas vezes colocar todas as suas esperanças e expectativas nesta
criança. Nestes casos, precisa-se ter uma atenção redobrada, para que a criança
não venha a desenvolver dificuldades emocionais devido à excessiva atenção e
provável pressão dispensada por eles.
A criança dotada de altas habilidades não escolhe ter esta
característica. Por esta razão, é possível que ela também precise lidar com os
desafios que possam aparecer ao longo do seu desenvolvimento. Estes desafios
podem englobar dificuldades de relacionamento, problemas para ter paciência em
precisar aprender conteúdos que ela já sabe, dificuldades para querer
corresponder às expectativas dos pais e muitas outras que muitas vezes acabam
afastando a criança do ambiente social esperado para a sua faixa etária.
Geralmente não é levado em conta
o que a criança quer para si própria. Se destacar perante determinado aspecto
significa muitas vezes status, poder e quem acompanha a criança diariamente
normalmente quer que a habilidade bem desenvolvida seja reconhecida pela
sociedade. Entretanto, muitas vezes esquece-se de reconhecer o todo que a
criança possui, podendo ocasionar fragilidade na personalidade dela.
Atualmente, o sistema de ensino
encontra-se com uma estrutura rígida e programada, na qual o aluno deve
aprender a realizar uma determinada tarefa em um período específico de tempo. A
criança dotada de altas habilidades identifica a sua facilidade em realizar as
tarefas e pode com isso se tornar extrovertida ou introvertida diante do seu
destaque perante os colegas. Problemas de autoestima podem estar relacionados
com a não aceitação dos colegas de classe devido à característica de
superdotação e, portanto, socialmente considerado como
“melhor que muitos”.
A criança superdotada precisa de estímulos e atenção
diferenciada, pois o “ser diferente” causa muitas dúvidas e medos. E ao
contrário do que muitos pensam, ela não deve ser matriculada em colégio
especial, ou colocada para fora da sala de aula por terminar as tarefas antes.
Ela precisa de atenção, apoio e alguém que a ajude a enfrentar os desafios,
facilidades e dificuldades que ela está sujeita a vivenciar ao longo da sua
vida.
Por todas estas questões, é importante enfatizar cada vez
mais a atenção que pais e professores devem ter para com a criança superdotada.
Esta atenção deve ser global, ou seja, nãose dirige apenas para as habilidades
bem desenvolvidas, mas também para o que esta criança quer e o que ela precisa
para ser um ser humano bem desenvolvido.
SERVIÇO
Tayana Passos
Consultoria de Relacionamento e Bem-Estar
Rua Emiliano
Perneta, 466 – Sala 802
(41) 3232.7097
*Atendimento
somente com horário agendado
Fonte: Isabelle Fiedler Rodrigues Assessoria.
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