sexta-feira, 11 de setembro de 2015

RPC engaja mais de 700 escolas do Paraná com o projeto ‘Televisando 2015’


















Projeto de educomunicação conta com a participação de três mil professores e mobiliza mais de 124 mil alunos em todo o Estado

A RPC conecta milhares de telespectadores todos os dias e usa a força da televisão para incentivar mudanças positivas na sociedade. O reflexo desse posicionamento que materializa a emissora está no resultado da oitava edição do Televisando, projeto de educomunicação realizado pela Afiliada Globo no Paraná, em parceria com o Instituto GRPCOM, que mostrou mais que satisfatórios resultados no primeiro semestre deste ano. Desde janeiro, muito já foi feito e os números revelam, outra vez, que o engajamento na iniciativa supera as expectativas.

Ao todo, são 3. 552 participantes, entre professores e membros da equipe pedagógica, e 737 escolas inscritas na edição 2015 do Televisando. Nos últimos meses, matrículas e rematrículas foram feitas e, desde o início de abril, os educadores estão aproveitando os cursos oferecidos pela plataforma de educação à distância dos projetos. São seis opções, totalizando 120 horas de formação, que favorecem a progressão de carreira dos docentes e fornecem ainda mais subsídios para trabalhar a TV em sala com qualidade. No total, somente este ano, 124.320 alunos estão sendo sensibilizados pela iniciativa.

Os resultados são ainda mais dignos de comemoração porque, neste ano, o Televisando acontece em 39 municípios do Paraná e a participação ficou restrita a estudantes do primeiro ao quinto anos, do Ensino Fundamental 1. Até 2014, a iniciativa permitiu a participação de jovens até 14 anos, porque trabalhava também com alunos da rede estadual de ensino. A mudança aconteceu para reforçar a atenção ao público que revelou maior envolvimento com todas as etapas do projeto ao longo dos anos.


Concurso Cultural 2015
Durante o mês de agosto, a equipe do Televisando visitou os municípios que participam da iniciativa para lançar presencialmente o Concurso Cultural Televisando 2015, que está com as inscrições abertas até o dia 25 de setembro.
Os professores que participaram das reuniões nas diferentes cidades, receberam kits para facilitar a participação no concurso e conheceram a segunda edição do Boletim Televisando, que reúne, além das informações estratégicas sobre o projeto, sugestões de atividades para trabalhar a TV e as reportagens especiais da RPC em sala de aula. Conteúdos para qualificar ainda mais o trabalho e as discussões propostas pelos educadores também são fornecidos.

Para acompanhar a idade dos estudantes participantes nesta edição, as categorias do Concurso Cultural passaram a ser: Ilustrador e Cartunista Mirim. Já os professores serão valorizados pelas melhores Práticas Pedagógicas e as Secretarias de Educação pelo apoio, envolvimento e engajamento com o projeto. Docentes e estudantes têm a chance de conquistar premiação municipal e estadual. Entre os prêmios que serão conquistados pelos vencedores estão TVs, tablets, smartphones e notebooks.

Para conhecer o regulamento do concurso CLIQUE AQUI!


Uso Consciente das Tecnologias
Este é o tema do Televisando em 2015, responsável por inspirar a produção de reportagens feitas pelo jornalismo da RPC e veiculadas no Paraná TV 1ª edição entre os meses de abril e junho.
É com base nelas que os professores podem orientar os alunos a produzirem ilustrações e histórias em quadrinhos sobre o assunto. Criatividade e análises críticas e reflexivas são critérios bastante considerados na avaliação.


Sobre o Televisando
Lançado em 2008 no município de Foz do Iguaçu, o Televisando tem como objetivo estimular a reflexão e a mudança de atitudes a partir da discussão de temas relevantes para a sociedade e, como consequência, a formação de cidadãos mais críticos e conscientes de suas responsabilidades.


Sobre a RPC
A RPC é uma empresa que faz parte do Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCOM), com suas oito emissoras de TV afiliadas à Rede Globo no Paraná. A emissora é líder em audiência e pioneira na transmissão da TV Digital na região Sul do país. Com tecnologia de ponta, disponibiliza uma programação de qualidade e diversificada para a população do Paraná.
Também fazem parte do GRPCOM os jornais Gazeta do Povo, Jornal de Londrina e Tribuna, o portal de notícias ParanáOnline, as Rádios 98FM, Mundo Livre FM Curitiba e Maringá, a unidade móvel de produção em alta definição HDView e o instituto de responsabilidade social, o Instituto GRPCOM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada,por nos deixar sua opinião.