segunda-feira, 20 de julho de 2015

Degustação de Jerez: Bodegas Rey Fernando de Castilla

 Brandy Solera Reserva
 FC Dry Fino
 FC Cream sherry





 FC Pedro Ximenez















                A importadora Porto a Porto traz a Curitiba Jan Pettersen, o proprietário e diretor-geral da Bodegas Rey Fernando de Castilla, uma das mais importantes marcas da DO Jerez, localizada em Andaluzia, sul da Espanha. Pettersen visita a cidade para divulgar esse vinho único e extraordinário e conduzir uma degustação dos estilos Fino, Cream, Pedro Ximénez e Brandy Solera Reserva na Associação Brasileira de Sommeliers – Paraná (ABS-PR). A degustação harmonizada acontecerá dia 23 de julho (quinta-feira), às 19h30. O valor é R$30,00 por pessoa.

                A Bodegas Rey Fernando de Castilla foi fundada em 1972 por Dom Fernando Andrada-Vanderwilde e recebeu seu nome em honra ao Rei Fernando de Castilla (“o Santo”), que conquistou boa parte da Andaluzia no século XIII, além de ser o responsável pela descoberta das qualidades excepcionais de solo e clima para produção dos vinhos de Jerez. A empresa é uma das mais tradicionais na produção desse estilo de vinho. Pettersen, nascido em Oslo (Noruega) e criado em Edimburgo (Escócia) e Barcelona (Espanha), ao lado de outros investidores, adquiriu a Bodega em 2000.

DO Jerez
                Foi na Andaluzia que nasceu a vinicultura na Espanha e o vinho de Jerez é produzido há mais de 2000 mil anos em um processo único de corte em etapas que mistura vinhos velhos e novos em uma rede de barris conhecida como sistema solera. Elaborados com as uvas Palomino Fino, Pedro Ximénez e Moscatel, esses vinhos fortificados são possíveis em função da quantidade de cal que existe no solo (chamado albariza) e das condições climáticas que caracterizam o sul da Espanha. Desde meados dos anos 1990, na União Europeia, o termo sherry, antes empregado para vários vinhos fortificados, só pode ser aplicado aos oriundos da DO Jerez – que variam do mais delicado e pálido Manzanilla ao profundamente negro, opaco e doce Pedro Ximénez.

Os vinhos degustados serão:

Fino Fernando de Castilla
Elaborado em Jerez de la Frontera, com a uva Palomino, é fortificado e submetido ao sistema de soleras e criaderas. Passa 5 anos em barricas e tem graduação alcoólica de 15%. A cor é palha, apresenta aromas pungentes, porém suaves, e em boca é seco, agradável e ligeiro. Harmoniza com embutidos, como o Jamon Ibérico, frutos secos, azeitonas, mariscos e peixes. Deve ser servido bem gelado a 8º C.

Cream Classic Fernando de Castilla
Elaborado na região de Jerez de la Frontera, leva em sua composição 90% de Palomino e 10% Pedro Ximénez. A partir de um Oloroso tradicional de Jerez, incorpora-se uma quantidade de Pedro Ximénez para seguir o envelhecimento em carvalho e o tradicional sistema de solera e criadeiras até o engarrafamento. Estagia em barricas por 8 anos. A graduação alcoólica é de 17,5%. Apresenta aromas adocicados, com notas de frutos secos. Em boca, é doce. Harmoniza com queijos, frutas secas e castanhas. Recomenda-se servir entre 12 e 16º C.

Pedro Ximénez Fernando de Castilla
Produzido em Jerez de la Frontera, 100% com a uva Pedro Ximénez. Passa 8 anos em barrica pelo sistema solera e criadera e possui graduação alcoólica de 15%. De cor escura, possui aromas de uvas passas e, em boca, é muito doce. Harmoniza com queijos fortes, chocolate e sorvete de baunilha. Recomenda-se servir entre 12 e 16º C.

Brandy Solera Reserva
Os brandies são elaborados a partir da destilação de vinhos brancos selecionados. Iniciam o seu processo de envelhecimento em barricas novas de carvalho americano e, por fim, para adquirir uma maior suavidade, passam um longo período em barricas que já foram usadas pelos melhores vinhos de Jerez. Produzido em Jerez de la Frontera, 100% com a uva Airén. Envelhecimento de 5 anos em barrica no sistema soleras e criaderas. Possui aromas frutados e tostados e em boca é suave e equilibrado. Possui graduação alcoólica de 36% e harmoniza com chocolates e charutos. Deve ser servido em temperatura ambiente e conservado em local seco e fresco.


Serviço:
Degustação Bodegas Rey Fernando de Castilla
Dia 23 de julho (quinta-feira), às 19h30.
Local: Associação Brasileira de Sommelieres – Paraná.
Endereço: Al. Júlia da Costa, 64 (Edifício SEHA).
Reservas: contato@abs-pr.com.br ou (41) 9800 2032 e (41) 9611-0473 (vagas limitadas)
Valor: R$30,00, por pessoa (degustação harmonizada de quatro vinhos da DO Jerez elaborados pela Bodegas Rey Fernando de Castilla)

Importadora Porto a Porto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada,por nos deixar sua opinião.