segunda-feira, 29 de junho de 2015

João Cidadão da Gazeta do Povo vai falar sobre cidadania e direitos humanos em campanha nacional







































João Cidadão da Gazeta do Povo vai falar sobre cidadania e direitos humanos em campanha nacional  
Personagem faz parte da campanha do Ministério Público para conscientizar jovens e adolescentes

A campanha “João Cidadão”, inspirada no projeto criado em 2010 pela Gazeta do Povo, foi lançada nacionalmente nesta semana com o slogan “Seja grande como os seus Direitos” pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), em Brasília. O personagem originalmente feito de massinha de modelar e que teve sua vida retratada no jornal desde seu nascimento até a vida adulta, foi reeditado. Voltado ao público jovem, ele ganhou traços em mangá e passa a interagir com mais dois personagens: Wander Lei e Dona Promotora.

A proposta da campanha é levar informação sobre cidadania e direitos humanos a jovens e adolescentes, além de aproximar o Ministério Público da sociedade. O projeto vai retratar diversos momentos da vida do personagem, desde o nascimento até a maturidade, abordando temas como violência doméstica, bullying e feminicídio. Andréa Sorgenfrei, editora-executiva responsável pelo projeto na época, explica que a ideia era “traduzir os direitos em uma história que as pessoas pudessem se identificar”. A iniciativa recebeu o Prêmio AMB de Jornalismo na categoria impresso regional.

Nesta nova versão, João Cidadão terá uma página nas redes sociais e um hotsite onde o público vai poder tirar dúvidas e fazer denúncias. Também será feita divulgação em meios de comunicação e será editada uma revista sobre direitos, para ser distribuída em escolas públicas e particulares de todo o Brasil. Membros do MP também devem visitar as instituições de ensino para conversar sobre direitos.

A iniciativa de fazer uma campanha nacional com o João Cidadão surgiu da campanha Paraná Sem Corrupção, uma parceria do MP-PR, da Secretaria Educação do estado e do Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCOM), que tem discutido temas relacionados à formação do cidadão desde 2012. A partir disso, nasceu a ideia de uma campanha nacional e o João Cidadão foi aprovado pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) como personagem deste projeto.

Gazeta do Povo

A Gazeta do Povo, que faz parte do Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCOM), é uma grande plataforma de comunicação, que está presente o tempo todo na vida dos paranaenses, seja com informação e diferentes opiniões nas plataformas impressa e digital (online, mobile e tablet), em projetos especiais e eventos. Com uma história de 96 anos e com olhos no futuro, a Gazeta do Povo se renova diariamente e coloca no mercado novos produtos, serviços e iniciativas para estar ainda mais próxima do leitor.

GRPCOM – Grupo Paranaense de Comunicação

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