Páginas

sexta-feira, 24 de abril de 2015

Cozinha Molecular no Centro Europeu



 Chef Fabio Mattos





























Escola curitibana lança especialização inédita voltada para uma das principais vertentes da gastronomia mundial



Centro Europeu, principal escola de gastronomia do Brasil, acaba de lançar uma especialização inédita em Cozinha Molecular. Comandado pelo chef Fabio Mattos, um dos grandes nomes da gastronomia brasileira, o curso terá início no mês de maio e vai tratar da tendência que abriga “arte e ciência” e que desperta nas pessoas o interesse em obter novas experiências gastronômicas, envolvendo aspectos sensoriais explorados por essa cozinha moderna e inovadora. 

O curso de Cozinha Molecular, que terá duração de dois meses, tem por objetivo ampliar, compreender e melhorar os conhecimentos no estudo dos processos físico-químicos dos alimentos. A especialização capacita os profissionais para aplicar técnicas inovadoras na cozinha clássica por meio de metodologia prática, baseada na utilização dos insumos e técnicas inovadoras da cozinha molecular. A atividade é voltada para chefs de cozinha, nutricionistas, gastrônomos, estudantes de gastronomia e demais profissionais ligados ao segmento que pretendem adquirir conhecimentos teóricos e práticos nessa importante tendência da culinária mundial. 

Na grade curricular do curso de especialização em Cozinha Molecular do Centro Europeu, que terá duração de dois meses, com uma carga horária de 52horas/aula, estão temas como: Introdução à Cozinha Molecular; Estudo dos Ingredientes da Cozinha Molecular (Aplicações Práticas e Preparos); As Técnicas aplicadas à Cozinha Molecular (Esferificação, Gelificação, Emulsificação, Liofilização, Espumas e Aeração); Desconstrução de Alimentos; Defumação a Frio; Técnicas com Nitrogênio; Sous Vide; e Mixologia (preparo de bebidas e coquetelaria molecular).

 Sobre o chef Fabio Mattos

Fabio Mattos teve o primeiro contato com a cozinha aos 16 anos em uma pizzaria gourmet em Huntington Beach, na Califórnia. Com 20 anos, em paralelo com seu trabalho em restaurantes da região, buscou a formação na Orange Coast College, em Costa Mesa. Na sequência, foi para Fall River, no estado de Massachusetts, estudar cozinhas internacionais no Internacional Institute of Arts - ICCA, onde aperfeiçoou suas habilidades e trabalhou ao lado do Máster Chef grego George Karausos.

Posteriormente, seguiu para Fort Lauderdale, na Flórida, onde aplicou sua experiência, de pequenas trattorias aos grandes hotéis. Em 2009, em Nova York, Fábio foi chefe executivo de uma corporação e encarregado de cinco restaurantes da rede. De volta ao Brasil, em 2010, ele realizou o sonho de comandar o seu próprio restaurante no Brasil: o Poco Tapas, que atualmente é considerado o principal endereço da gastronomia molecular na cidade de Curitiba.

O curso de Cozinha Molecular terá início no dia 11 de maio, com aulas nas segundas-feiras, das 8h30 às 11h45 e das 14h às 17h15. As atividades serão realizadas na Sede Gourmet do Centro Europeu(Alameda Princesa Izabel, 1.300 - Curitiba). Participantes de outras cidades do país terão condições especiais no Hotel Escola Centro Europeu. Mais informações no site www.centroeuropeu.com.br ou pelo telefone (41) 3324-6669.

P+G Comunicação Integrada

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada,por nos deixar sua opinião.