segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Hora do check-up: Especialistas recomendam a realização de exames de rotina antes de aproveitar as férias



Especialistas recomendam a realização de exames de rotina antes de aproveitar as férias

            Destino escolhido, carro revisado e malas prontas. As tão esperadas férias estão se aproximando. Mas, antes de pegar a estrada, é preciso pensar em todos os detalhes para que nada atrapalhe ou interrompa a programação. "Nesta época do ano, com a ansiedade em partir para o merecido descanso, muitos acabam se esquecendo de cuidar da saúde. Além de ser uma ferramenta fundamental para avaliar as condições gerais do organismo, o check-up é também imprescindível antes qualquer viagem, principalmente as muito longas", explica o bioquímico Marcos Kozlowski, responsável técnico do LANAC - Laboratório de Análises Clínicas.

            Mais do que auxiliar no diagnóstico de qualquer doença, a série anual de exames exerce um papel muito importante na medicina preventiva. Afinal, se uma patologia é detectada logo no início, maiores as chances de tratamento e cura. Exames laboratoriais, teste ergométrico, eletrocardiograma, radiografia, avaliação ginecológica ou urológica são bastante tradicionais nestas revisões. “Mas é o médico que determina quais exames devem ser realizados no check-up, normalmente depois de uma consulta minuciosa, para que seja possível fazer uma análise específica, de acordo com a idade, sexo e histórico de cada paciente”, afirma o bioquímico.

            Os exames de rotina traçam um perfil do metabolismo de cada indivíduo. Por isso, alguns cuidados são necessários nos dias que antecedem a realização dos testes. "Uma taça de vinho no dia anterior pode alterar os resultados. Porém, se o paciente toma uma taça de vinho todos os dias, deve continuar com sua rotina de alimentação”, alerta Kozlowski. O bioquímico ainda esclarece que a segunda-feira não é indicada para a realização do check-up, pois os possíveis excessos com a alimentação durante o fim de semana também podem modificar os resultados. O jejum de 12 horas é outro item que deve ser seguido à risca por quem vai se submeter a exames sanguíneos.

Sobre o LANAC
Há 22 anos, o LANAC - Laboratórios de Análises Clínicas se diferencia por se manter, com orgulho, como empresa 100% paranaense. Hoje, o laboratório oferece mais de dois mil tipos de exames, além de coleta domiciliar e assessoria científica para médicos e conta com mais de 280 colaboradores. Recebe exames de 25 laboratórios, atuando como laboratório de apoio. A sede central, com 1.200 m², é o maior centro de análises clínicas de Curitiba. Além da sede central, o LANAC mantém outros trinta postos de coleta na cidade. A empresa participa de testes de proficiência do Controle Nacional de Qualidade da Sociedade Brasileira de Análises Clínicas, com nota excelente desde 1992 e mantêm a certificação ISO 9001/2008 atualizada desde 2004.

Fonte: IEME Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada,por nos deixar sua opinião.