segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

COLUNA KARINA REIS - Enfim, Férias

Final de ano chega, e com ele também aquele momento tão esperado de tirar uns dias de férias.Porém nem todos conseguem simplesmente sair de seus afazeres profissionais e se dedicar por completo aos seus dias de descanso.
De fato, nosso cérebro leva um tempo para se desconectar daquilo que está acostumado a fazer e pensar, entretanto com algumas medidas básicas é possível aproveitar os dias tão sonhados de descanso.
Já nas vésperas de sair de férias, você pode se deparar com atividades acumuladas ao longo do ano, clientes reclamando, documentos a organizar, e a vontade louca de acabar a jornada profissional nesse exato momento.  Esse já pode ser um fator de atenção para que quando realmente sair, saia com tudo pontualmente organizado para a volta. Estar presente no momento atual contribuirá para que você também curta por inteiro seus merecidos dias de folga.
Com algumas atitudes simples é possível sair de férias sim, tendo prazer em estar de férias e tendo prazer em principalmente voltar de férias.
Abaixo algumas dicas que podem auxiliar nessa pausa do ambiente profissional:
1.    Antecipe: estabeleça o que gostaria que ficasse encaminhado e até mesmo finalizado antes de sair de férias, e acelere para que esses pontos possam estar a seu contento em sua saída.

2.    Planeje: pare por um momento e pense o que quer fazer, por que quer e do que precisa. Essas são as 3 perguntas básicas que você deve refletir quando iniciar o seu planejamento pré férias. Utilize desse mesmo script para estabelecer o que fará nas férias. Assim, pode escolher suas estratégias e aproveita-las de forma direcionada, objetiva e assertiva.


3.    Entre e ação: Você já sabe o que precisa deixar antecipado, também já fez o planejamento de suas atividades profissionais e de suas férias, agora acelere e procure ser o mais ágil e assertivo possível. Não dando mole para conversas paralelas, redes sociais e outras coisas que possam distrai-lo.

4.    Confie: Pare e analise quem de sua equipe de trabalho, pode contribuir enquanto estiver ausente. E delegue. Peça com gentileza e na volta das férias retribua de alguma maneira. Afinal, o objetivo é ter relacionamentos ganha x ganha. Lembre-se de mais tarde também dar suporte a seu colega.


5.    Comunique: Avise clientes, colegas, outros departamentos, enfim, todos aqueles que precisam de suas funções no dia a dia. Além disso, deixe e-mail programado e direcionado para quem você delegou. Trata-se de precaver-se a quaisquer acontecimentos, foi por isso que fez todos esses passos.

6.    Desligue e CURTA MUITO: Na medida do possível desligue do seu profissional. Vale sim manter-se conectado a assuntos do meio, mas nada de ficar telefonando e visitando a caixa de e-mails, ou usando de meios virtuais para se manter conectado ao trabalho ou ao que pode te tirar do seu momento “não fazer nada”. Agora é hora de descansar, passear e aproveitar muito.

Essas são algumas medidas que se levadas em consideração e feitas de forma disciplinada, deixara você mais tranquilo para curtir o que a vida tem de melhor.Aproveite muito, afinal, enfim: Férias.

Grande abraço e ótimas férias..

Karina Reis



Karina Reis é:
Trainer Comportamental pelo IFT
Hipnoterapeuta Clinica - Instituto Rogério Castilho
Terapeuta em Rebirthing pelo Ibrare
Administração pela UTP, especialista em Gestão de Negócios.
Aromaterapeuta/ Ibra
CertifiedPersonal& Professional e Executive Coaching pelo Behavioral Coaching Institute /USA.
Atua há 20 anos no mercado de trabalho, com vasta experiência nas áreas: comercial, financeira ebancária. (Editel, Polipetro, Santander,Funbep)
Diretora Fundadora e Executiva da Cannoh Coaching (Cannoh Desenvolvimento Pessoal e Profissional
Colunista do Blog Flash Curitiba e Jornal Correio do Paraná– Comportamento Humano
É Membro da Sociedade Brasileira de Coaching.

Psicoterapia Corporal pelo Centro Reichiano (especialização em curso)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada,por nos deixar sua opinião.