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quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Ler e Pensar estreia campanha institucional
















Peças destacam ações das escolas participantes do projeto social da Gazeta do Povo e do Instituto GRCOM



O projeto de incentivo à leitura Ler e Pensar, desenvolvido pela Gazeta do Povo e o Instituto GRPCOM, do Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCOM), estreia nova campanha institucional. Assinada pela The Getz, a campanha mostra iniciativas de escolas que participam do projeto social e que foram premiadas no Concurso Cultural Ler e Pensar do ano passado.

A partir do conceito “notícias que viram histórias”, as peças publicitárias trazem exemplos reais da utilização do jornal além da sala de aula. Uma escola de Fazenda Rio Grande, por exemplo, teve a ideia de levar para as ruas uma notícia da Gazeta do Povo que foi trabalhada em sala. Criaram a Patrulha do trânsito e os estudantes foram às ruas para orientar motoristas.

Outro exemplo foi em Campina Grande de Sul, onde a escola montou o quiosque de leitura para jornais para incentivar a criatividade, desenvolver a coordenação motora e despertar a cidadania. O local virou ponto de encontro dos alunos, que leram reportagens sobre a dengue e resolveram agir na comunidade. O “Esquadrão dengue não” visitou diversas casas para orientar os moradores sobre os cuidados para evitar a dengue.

O objetivo, segundo o diretor de Marketing da Gazeta Jornais, Axeu Beluca,  é apresentar de que forma o projeto está inserido nas escolas e  mostrar a trajetória do Ler e Pensar, que está comemorando seus 15 anos de atuação. “A Gazeta do Povo vem, ao longo dos últimos anos, trabalhando a temática política cidadã em suas campanhas. E esse posicionamento está presente nessa campanha do Ler e Pensar, que por meio de personagens reais apresenta ações inspiradoras e transformadoras a partir de reportagens publicadas na Gazeta do Povo, que é utilizada como recurso pedagógico”, diz.

As empresas patrocinadoras e os padrinhos sociais têm papel fundamental para que os estudantes continuem sendo protagonistas do conhecimento. Portanto, o filme da campanha ainda mostra o orgulho dos padrinhos sociais por fazerem parte do Ler e Pensar, projeto que atualmente atinge 500 escolas e mais de 105 mil estudantes. Os interessados em contribuir com o projeto podem entrar em contato pelos telefones (41) 3321-5555 para Curitiba e região, 0800 41 4444 para outras localidades e o e-mailsejaumparceiro@gazetadopovo.com.br. Mais informações:www.lerepensar.com.br 

Sobre o Ler e Pensar
O projeto Ler e Pensar é desenvolvido pelo Instituto GRPCOM desde 1999 em parceria com a Gazeta do Povo. Exemplo de um projeto bem sucedido e referência no Programa de Jornal e Educação para a ANJ (Associação Nacional de Jornais), atualmente está presente em 58 municípios paranaenses, beneficiando mais de 3 mil professores e 105 mil alunos. Hoje, o projeto é patrocinado pela Associação Comercial do Paraná (ACP), Instituto HSBC Solidariedade, CCR Rodonorte e FIEP/SESI. Além disso, conta com mais de 30 padrinhos sociais e escolas investidoras, o que permite que os professores recebam diariamente os jornais. O Ler e Pensar também oferece assessoria pedagógica aos educadores participantes, por meio de programa de formação continuada com certificação, atividades pedagógicas, eventos culturais e materiais didáticos.

FICHA TÉCNICA
Título: Ler e Pensar
Cliente: Gazeta do Povo
Agência: TheGetz
Diretora de Criação: Paula Xisto
Redator: Vivian Morten e Fabio Biscaia
Diretor de Arte: Martin Castro
Diretor de Atendimento: Carlos Addor
Atendimento Agência: FHC
Planejamento: Eduardo Lubiazi
Aprovação Cliente: Vinicius Bom, Favliano Nascimento, Axeu Beluca e Ana Rezende
Produtora: Theyouth
Direção - Eduardo Lubiazi
Ass. Direção - Andrea Campos
Direção de Fotografia - Yuri Maranhão
Ass. de Fotografia - Eduardo Azevedo
Montagem, Cor e Finalização - João Machado
Trilha - Canja Produções Musicais
Direção de arte - Totto Stelfeld
Ajudante de objeto de arte - Bea Gerolin
Direção de produção - Derbiz Arobed
Fotógrafo: Brunno Covello

Fonte: GRPCOM – Grupo Paranaense de Comunicação

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