Páginas

quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Galeria Teix apresenta design e arte na mostra ‘Em Casa 3por3’








Exposição ousada reúne obras de Sérgio Rodrigues, Lina Bo Bardi e Bernardo Figueiredo a três reconhecidos estúdios de design. A curadoria é compartilhada por três talentos atuais da arte curitibana

A Galeria Teix, em Curitiba, promove no mês de novembro a terceira edição da exposição "Em Casa". A abertura será no dia 6 de novembro, às 19h. Neste ano, a mostra recebe o nome de "Em Casa 3por3" porque reunirá três grupos diferentes, cada um com obras de seus três integrantes.
Foram definidos como base de cada ambiente, objetos ou parte de obras de
Sérgio Rodrigues, Lina Bo Bardi e Bernardo Figueiredo. A eles somam-se objetos de três importantes escritórios de design: Fetiche Design, Bower Studios (NY) e Aram Soulcraft. Para conectar estas expressões artísticas entram em cenaos artistas André Coelho, Marcelo Scalzo e Frede Tizzot. Eles serão os responsáveis por ‘costurar’ em seus espaçosas as ideias apresentadas.
“A proposta é mostrar o design em transformação, nem melhor ou pior, cristalizado ou consolidado, mas mostrar a face mais visceral que é o processo”, afirma um dos curadores da Mostra, Juliano Monteiro.
Este é o terceiro ano consecutivo que a Galeria Teix participa da Semana D. A exposição faz parte da programação da Semana D+, mostra paralela (http://www.semanad.com.br/). 
 - A Galeria Teix terá três ambientes distintos com peças (mobiliário e objetos), desenhos, fotos e a exploração da função visual, interativa e instrutiva, abordando, assim, diversas fases do processo criativo.
“A Mostra Em Casa deste ano é uma evolução em relação ao que a Galeria apresentou nas edições anteriores. Reunimos nove nomes que ocuparão três ambientes. Há uma conotação nítida de criação, de movimento, de estrutura contemporânea de arte e design. Como as ideias se integram, independente da época na qual surgiram”, afirma a galerista Jô Maciel que, nesta exposição, divide a curadoria com Monteiro e com Fernanda Cassou.
‘Costureiros’ – para armar a Mostra Em Casa 3por3, que une linhas de trabalhos tão diversas, a definição dos grupos - de objetos dos integrantes da old school com os designers - foi de acordo com os trabalhos que os três artistas/curadores desenvolvem.
O designer, artista visual e ator curitibano André Coelho irá reunir o mobiliário de Sérgio Rodrigues com objetos da Fetiche Design. “Tendo as obras de Sergio Rodrigues como inspiração e me deixando contaminar pelas relações entre arte e design, darei sequência ao meu trabalho em desenho. Neste suporte eu exploro linhas orgânicas usando marcadores em superfícies diversas, como papéis, canvas e paredes. Linhas que se interligam e se entrelaçam em formas e movimento e que terão como mote o encontro criativo proposto pelo Em Casa 3por3 2014”, disse Coelho.
O artista plástico, ilustrador e designer gráfico Frede Tizzot é responsável por unir, sob a ótica dele, os conceitos de Lina Bo Bardi e os objetos da Bower Studios (Nova York). “Vou trabalhar com xilogravuras a partir da obra da Lina Bo Bardi, para integrar formas, cores e o próprio processo de criação dela ao meu. Com os desenhos iniciais, gravei-os em placas de madeira para depois imprimi-los no papel. Como a proposta da exposição é trabalhar com este ‘choque’ de processos artísticos, arquitetônicos e de design, incorporei a obra de Lina e dos designers contemporâneos à minha proposta estética e ao meu traço”, afirma Tizzot.

E o artista plástico Marcelo Scalzo ambientará o trabalho dele ao de Bernardo Figueiredo e ao do artesão/design Aram (Maycon Aram). “Para a exposição farei um trabalho usando as paredes e o chão da Galeria Teix. Junto com as duas referências, Figueiredo e Aram, usarei também desenhos de cadeiras de um designer italiano, Bruno Munari. São esboços de cadeiras e poltronas que serão aplicados em lugares específicos da galeria”, afirma Scalzo.
Social - As ações feitas pela Galeria Teix buscam diminuir a distância entre galerias e outros pontos de comércio de obras convencionais, frequentados pelo espectador comum. Jô Maciel lembra que cada exposição na Galeria Teix é um passo na formação de público que aprecie os trabalhos expostos em espaços culturais e nas mais diversas formas de manifestação artística.

Em Casa 3por3
Abertura 6 de novembro às 19h
Período até 29 de novembro
Entrada gratuita

Galeria Teix
Rua Vicente Machado, 666
41 3018.2732
Segunda a sexta - 10h às 19h / Sábado - 10h às 16h

Fonte:  Marialda Pereira
Jornalista

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada,por nos deixar sua opinião.