Páginas

quarta-feira, 12 de novembro de 2014

A chuva da Constelação de Leão





Conhecido como Leonideas, fenômeno, que será mostrado no Planetário FTD Digital Arena, acontece no céu de 13 a 20 de novembro

Durante as madrugadas de 13 a 20 de novembro, quem olhar para o céu, na direção do nascer do Sol, poderá observar um espetáculo de estrelas cadentes conhecidas como “Chuva de Meteoros Leonideas”. Para apresentar este fenômeno de perto, o espaço tecnológico educativo e planetário digital FTD Digital Arena, localizado no Câmpus Prado Velho da PUCPR, irá realizar, no dia 22/11, às 16h, a sessão de planetário digital“Chuva de Meteoros Leonideas”.

“As Leonidas já protagonizaram as mais intensas chuvas de meteoros observadas ao longo da história. Este ano, o fenômeno terá o seu pico nos dias 17 e 18 de novembro quando poderão ser observados até 40 meteoros por hora, no intervalo das 3h às 5h30”, explica físico e professor de Astronomia do FTD Digital Arena, João Carlos de Oliveira.

Além de apresentar o fenômeno, a atividade de planetário digital irá ensinar o participante a localizar no céu a Constelação de Leão, contextualizando sobre a origem desta constelação e as histórias mitológicas relacionadas a esse grupo de estrelas, em especial Régulos, a mais brilhante e Denebola, a segunda mais brilhante.

A Chuva de Meteoros Leonideas tem este nome por apresentar seu ponto de origem na Constelação de Leão e derivar da poeira deixada pela passagem do cometa Tempel-Tuttle, que registrou sua mais recente passagem em 1998. “Este comenta completa uma órbita em torno do Sol a cada 33 anos e, sempre nessa época, a Terra passa por essa região do Universo colhendo o material, na forma de grãos de areia ou pequenos pedregulhos deixados pelo cometa, resultando no espetáculo da chuva de meteoros”, explica Oliveira.

Serviço:
Chuva de Meteoros Leonideas
Data: 22/11 (sábado)
Horário: 16h
Valor: R$ 28,00 (inteira) | R$ 14,00 (meia-entrada)
O FTD Digital Arena oferece valor especial para pacote-família, na compra de 3 ou 4 ingressos.
Mais informações: 41 3271 6322 |  www.ftddigitalarena.com.br


Sobre o FTD Digital Arena
Lançado pelo Grupo Marista em 2013, o FTD Digital Arena é o primeiro espaço tecnológico educativo e planetário digital da América Latina para exibição de filmes e atividades de planetário, ambos em 360 graus imersivo, por meio da tecnologia 4Dfulldome. A sala de projeção contempla uma tela em formato de cúpula, com 14 metros de diâmetro e sete metros de altura, e tem capacidade para 120 pessoas, com lugares para portadores de necessidades especiais. O projeto técnico foi desenvolvido, ao longo de dois anos, pela empresa norte-americana Skyskan, representada pela empresa brasileira OmnisLux, referência na tecnologia estereoscópica digital, trazendo para o FTD Digital Arena a mesma tecnologia utilizada em planetários do Hemisfério Norte. Mais informações estão disponíveis em: www.ftddigitalarena.com.br.

Fonte: Grupo Marista

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada,por nos deixar sua opinião.