Páginas

sexta-feira, 18 de julho de 2014

Inscrições abertas para Concurso Cultural Ler e Pensar


Iniciativa valoriza e estimula práticas pedagógicas que usam o jornal na formação de leitores críticos e cidadãos conscientes

Realizado anualmente para alunos, professores, escolas e secretarias de educação, o Concurso Cultural Ler e Pensar, promovido pelo Instituto GRPCOM, reconhece iniciativas e projetos de impacto social e educacional elaborados de forma encadeada e motivadora desenvolvidos por alunos e professores matriculados no projeto Ler e Pensar em 2014.

Para os alunos, a participação será feita em quatro categorias, divididas de acordo com seu nível escolar: Ilustrador Mirim, Cartunista Mirim, Redator Júnior e Repórter Teen. Os professores participarão da categoria Prática Pedagógica, em que serão premiados os três melhores trabalhos enviados, cujas práticas melhor atendam ao regulamento vigente e tenham maior relevância social e educacional. As categorias Mobilização e Compromisso servirão para a premiação dos melhores trabalhos de escolas e secretarias de educação, respectivamente.

Criado em 2008, o Concurso Cultural Ler e Pensar tem como objetivo a valorização e a estimulação de práticas pedagógicas que usam o jornal impresso e digital como meios na formação de leitores críticos e cidadãos conscientes. Neste ano, os trabalhos devem tratar sobre a Escolha Consciente, temática central escolhida pelo projeto. As inscrições poderão ser feitas até dia 12 de setembro no site:http://www.institutogrpcom.org.br/concurso-ler-e-pensar/inscricao


Sobre o Ler e Pensar
O projeto Ler e Pensar é desenvolvido pelo Instituto GRPCOM desde 1999 em parceria com a Gazeta do Povo. Exemplo de um projeto bem sucedido e referência no Programa de Jornal e Educação para a ANJ (Associação Nacional de Jornais), atualmente está presente em 60 municípios paranaenses, beneficiando 520 escolas e mais de 3 mil professores e 105 mil alunos. Hoje, o projeto é patrocinado pela Associação Comercial do Paraná (ACP), Instituto HSBC Solidariedade e SESI. Além disso, conta com mais de 20 padrinhos sociais, o que permite que as escolas recebam os jornais diariamente. O Ler e Pensar também oferece assessoria pedagógica aos professores participantes, por meio de programa de formação continuada com certificação, atividades pedagógicas, eventos culturais e materiais didáticos.

Fonte: GRPCOM – Grupo Paranaense de Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada,por nos deixar sua opinião.