terça-feira, 1 de julho de 2014

Cores e perfume no jardim



A lavanda, flor conhecida pelo seu cheiro, é uma planta fácil de ser cuidada que traz mais alegria a casa, além de ser ideal para o clima temperado

O aroma da lavanda é um dos mais utilizados em diferentes cosméticos e produtos. Mas esse cheiro característico também pode alegrar o jardim. De um tom de lilás, a flor é uma boa opção também para sacadas e varandas, podendo ser plantada diretamente no solo ou em vasos que podem ser usados em diversos ambientes.

O ponto forte da lavanda é realmente seu cheiro. Ela também se destaca por exigir pouco cuidado, podendo ser plantada ao longo do ano, especialmente em regiões mais frias, como Curitiba. “Ela se adapta bem ao clima temperado, resistindo às variações climáticas as quais nossa cidade esta exposta”, destaca o biólogo e paisagista da curitibana Esalgarden, Marcelo Muller.

Para plantá-la, seja em vasos quanto em jardins, pode-se utilizar mudas pequenas ou maiores, já formadas com floração. “Nos dois casos, o ideal é usar uma terra preparada com compostos orgânicos para melhorar seu desenvolvimento”, destaca o biólogo.

Cuidados

Para manter a planta sempre bonita e colorida, é necessário ter uma rotina. Segundo Muller, em vasos a rega deve ser feita três vezes por semana e a quantidade de água varia de acordo com o tamanho do vaso. Se o vaso for de 20 litros, 300 ml de água já são suficientes a cada vez. Em épocas mais quentes, a rega pode ser feita diariamente. “Já nos jardins, a indicação é de rega diária nos primeiros 15 dias após a implantação da lavanda e depois seguir com água em diferentes dias. A adubação também é necessária, destaca o biólogo, devendo ser feita a cada seis meses”, completa o especialista.

Fonte: P+G Comunicação Integrada

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada,por nos deixar sua opinião.