Páginas

quinta-feira, 5 de junho de 2014

RPC TV intensifica cobertura para Copa do Mundo



Ao todo, mais de 150 profissionais da emissora estarão envolvidos na transmissão do mundial

            A poucos dias do início da Copa do Mundo no Brasil, a RPC TV, afiliada à Rede Globo no Paraná, intensifica a cobertura jornalística para levar aos paranaenses, todos os detalhes e informações sobre tudo o que rola dentro e fora de campo.  Ao todo, serão mais de 150 profissionais envolvidos na transmissão do maior espetáculo de futebol. Os preparativos para a transmissão, com toda a qualidade que o telespectador da RPC TV merece e espera, já começaram há cerca de um ano. Os investimentos foram diversos, desde a aquisição de equipamentos de ponta até treinamento das equipes. “Além de contribuírem para a excelência na transmissão, os investimentos feitos hoje serão aproveitados por muito tempo pela emissora. É o que chamamos de ‘efeito Copa’”, diz o diretor de Jornalismo, Wilson Serra.
            Serra se refere à instalação de pontos de fibras ótica que permitem entradas ao vivo e envio de material de pontos estratégicos da cidade como rodoviária, aeroporto e hotéis; e a aquisição de três micro links que também permitem entradas ao vivo apenas com a câmera, sem a necessidade de cabo, a uma distância de três quilômetros. Outro investimento realizado, apenas para o período da competição, foi a compra de espaços de satélite por 24 horas durante 35 dias.


Jornalismo
            Para a cobertura do evento em Curitiba foram designadas 18 equipes, cada uma formada por repórter, repórter cinematográfico e auxiliar técnico, além da equipe de produção. Das regionais virão mais cinco equipes para somar talentos. Serão ao menos 150 profissionais, da área de Jornalismo, diretamente envolvidos na cobertura dos jogos e na geração de notícias que se relacionam com a Copa. “Durante a competição a pauta será a Copa e tudo o que o evento movimenta.             A cobertura será dividida em dois projetos: assuntos relacionados ao futebol em si, como os jogos, chegadas das delegações, movimentação ao redor do estádio, coletivas das seleções, e de prestação de serviços, como trânsito, horários de funcionamento do comércio, plantões de emergência”, explica Serra. Das 23 equipes, foram destinados para a cobertura nos estádios três jornalistas: Rogério Tavares, Janaína Castilho e Ana Zimmermann.
            Durante os dias de jogos em Curitiba, a ‘Redação Móvel da RPC TV’ entra em ação para realizar toda a cobertura no entorno da Arena da Baixada, ao vivo, direto para os telejornais da RPC TV.
            Além disso, diretamente do centro de treinamento da Coreia do Sul, em Foz do Iguaçu, Izabelle Ferrari - repórter escolhida pela Rede Globo e pela RPC TV para cobrir o dia a dia da seleção - vai produzir conteúdo para os telejornais locais e nacionais.

Cobertura online
A equipe do ‘GloboEsporte.com’, composta por três jornalistas credenciados pela FIFA: Fernando Araújo, Fernando Freire e Fabiula Wurmeister, fará a cobertura completa dos treinos, jogos e entrevistas das sedes em Curitiba e em Foz do Iguaçu, onde ficará a seleção da Coreia do Sul. A equipe paranaense também vai contar com o apoio do Rio de Janeiro em todos os jogos e o suporte de mais três repórteres nacionais para acompanhar a Espanha.


Tecnologia de ponta
            A emissora está sempre em busca do que há de melhor em tecnologia para levar aos telespectadores uma programação com excelência e qualidade, tanto em conteúdo como em imagem. A RPC TV é pioneira na implantação da TV digital no sul do país, chegando agora, em 2014, a 70% da população em todo o Paraná.  Nesta mesma linha, o departamento de Engenharia da RPC TV tem sob sua responsabilidade o projeto 50K que é a digitalização da rede nas cidades com mais de 50 mil habitantes. O projeto já está concluído e vai possibilitar que os paranaenses assistam aos jogos com padrão de qualidade superior e de graça.


Telejornais 100% em HD
            Qualidade de imagem quatro vezes maior. É assim que os telespectadores irão acompanhar toda a cobertura da Copa do Mundo pelos telejornais locais das oito emissoras da RPC TV no Paraná. A emissora acaba de fechar o ciclo de digitalização dos telejornais ‘Bom Dia Paraná’; ‘Paraná TV – 1ª e 2ª Edições’ e ‘Globo Esporte’ que passam a ir ao ar, ao vivo, em alta definição, e ter toda a produção feita a partir da nova tecnologia como: captação de imagens, produção e apresentação de estúdio. A qualidade das imagens produzidas agora traz mais nitidez, definição, cor e inovação aos telejornais locais.
            Os telespectadores da RPC TV que acompanham a programação em dispositivos móveis como tablets e celulares, também conseguem perceber a diferença. A nitidez em detalhes exigiu mudanças na iluminação do estúdio, na maquiagem dos apresentadores e repórteres, nas câmeras, servidores e no sistema de edição.


Estúdio Arena
Além dos investimentos em qualidade técnica da imagem, a RPC TV também procura as melhores alternativas para levar ao telespectador ângulos que ele só vê na emissora. Para a Copa do Mundo, A RPC TV montou uma estrutura própria e independente localizada a 280 metros da Arena da Baixada em Curitiba, onde vão ocorrer quatro jogos da competição. O estúdio, estrategicamente posicionado em frente ao estádio, conta com toda a estrutura de iluminação, câmeras, bancadas e aparatos técnicos para acompanhar cada moimento das nove seleções que passam pelo Paraná: as oito que jogam em Curitiba e a Coréia do Sul, que fica em Foz do Iguaçu. “Esta foi uma forma de inovarmos para o Mundial. Buscamos sempre investir em uma cobertura diferente para trazer algo a mais para nossos telespectadores”, conta Eduardo Abilhoa, gerente de Esportes da RPC TV. Durante a Copa, o estúdio também servirá de apoio para as entradas de flashes ao vivo da programação e também nos telejornais.



Fan Fest
            A área de Programação da RPC TV também estará a todo vapor durante a competição. É que a emissora está envolvida na Fan Fest, evento realizado em parceria com a FIFA e a Prefeitura de Curitiba. Serão 76 atrações locais entre apresentação de grupos folclóricos, escolas de samba, bandas locais e nacionais de variados gêneros musicais. Os shows acontecerão na Pedreira Paulo Leminski durante o mês da Copa. O local terá telão de mais de 130 metros quadrados, com alta resolução, para a transmissão dos jogos.      Nos dias de jogos do Brasil, a expectativa é receber 15 mil pessoas que contarão com toda infraestrutura de serviços de alimentação, segurança e atendimento médico. “A Fan Fest vai valorizar as bandas e artistas de Curitiba, nossos talentos regionais. Será uma maratona de entretenimento”, enfatiza o diretor de Programação da RPC TV, Carlyle Ávila.
            A festa começará no dia de abertura do Mundial, 12 de junho, com show de Dudu Nobre. Outros nomes se apresentarão nessa maratona de atrações até o dia 13 de julho, a grande maioria de atrações locais e quatro shows nacionais. A entrada será gratuita e o acesso à Pedreira também será por ônibus, também gratuitos, que sairão de vários pontos da cidade.


Projetos especiais
Além da cobertura jornalística e da Fan Fest, a RPC TV também preparou projetos especiais, já comercializados em várias regionais, com oportunidades para os clientes falarem com seu público de interesse durante o maior evento esportivo do mundo. São eles: o projeto “Contagem Regressiva” que está gerando ainda mais expectativa para a chegada do evento; e o projeto “Torcida Verde e Amarela” que convida os brasileiros a comemorar o evento formando uma grande torcida. A RPC TV apresenta esta oportunidade comercial para associar a marca do cliente a esta grande comemoração, incentivando nossa seleção e formando uma grande e  única torcida verde e amarela.

            
Sobre a RPC TV:
A RPC TV é uma empresa que faz parte do Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCOM), com oito emissoras de TV afiliadas à Rede Globo no Paraná. A emissora foi pioneira na transmissão da TV Digital na região Sul do país, em outubro de 2008.
Também fazem parte do GRPCOM a ÓTV, canal de TV multiplataforma, os jornais Gazeta do Povo, Jornal de Londrina e Tribuna, o portal de notícias Paraná Online, as Rádios 98FM, Mundo Livre FM em Curitiba e Maringá, a unidade móvel de produção em alta definição HDView, o instituto de responsabilidade social, o Instituto GRPCOM e a Zaag, agência especializada em marketing promocional.

Fonte: GRPCOM – Grupo Paranaense de Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada,por nos deixar sua opinião.