quinta-feira, 19 de junho de 2014

Feriadão de Corpus Christi: mais veículos exigem cuidados dos condutores

Direção defensiva é medida para evitar acidentes

O feriado de Corpus Christi, na próxima quinta-feira (19), é uma oportunidade para muitas pessoas viajarem e deve reunir mais veículos nas rodovias federais e estaduais. Com isso, os usuários ficam mais expostos aos riscos de acidentes e precisam dirigir de forma defensiva. O diretor da Perkons, empresa especializada em soluções para segurança viária, Luiz Gustavo Campos, afirma que os cuidados necessários em feriados são os mesmo de qualquer dia. “São medidas de segurança que devem ser tomadas em todas as viagens para prevenir ou minimizar as consequências dos acidentes”, afirma.

A alta velocidade é um fator que aumenta a gravidade dos acidentes. “Além disso, estudos mostram que quanto mais elevada a velocidade maior é a possibilidade de perda do controle do veículo, menor é o tempo disponível para reação e maior é a distância percorrida até a frenagem total. Há 32km/h a distância de frenagem é de 12 metros, já a 112km/h a distância aumenta para 96 metros”, afirma Campos.

De acordo com dados do Departamento de Transportes do Reino Unido, a probabilidade de sobrevivência em atropelamentos, varia conforme a velocidade do veículo. A uma velocidade de 32 km/h 5% morre, 65% sofrem lesões e 30% sobrevivem ilesos; a 48 Km/h a probabilidade de morte é 45%, as lesões graves acontecem em 50% dos casos e 5% sobrevivem ilesos; já a 64 km/h a possibilidade de morte chega a 85%, os que sofrem lesões são cerca de 15% e 0% sobrevivem ilesos.

Campos acredita ainda que para resultados efetivos de redução de acidentes são necessárias ações integradas de engenharia, de educação e de fiscalização, através do uso adequado da sinalização e de equipamentos medidores eletrônicos de velocidade. “O uso dos medidores eletrônicos de velocidade é um exemplo de iniciativa do com resultados positivos”, Completa. 

Fonte: Grupo Excom.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada,por nos deixar sua opinião.