Páginas

terça-feira, 13 de maio de 2014

A lavagem a seco garante durabilidade de peças de lã


Roupa de inverno, para vários invernos
Para garantir a durabilidade de peças de lã e evitar que elas encolham ou estraguem, vale investir na lavagem a seco

            O inverno já vem mostrando sua cara. Na capital paranaense são comuns aqueles dias de frio em que a temperatura vai lá embaixo e as blusas de lã saem do armário. Para se proteger do vento gelado vale tudo: blusa cacharrel, pulôver, sobretudo, cachecol, gorro e por aí vai. A maior parte dessas peças é feita de lã, afinal é um dos tecidos que melhor funciona como isolante térmico. E, como geralmente as roupas de inverno são itens mais caros, a ideia é que durem por muito tempo e possam nos proteger por vários invernos.
            Para isso, é preciso ter um cuidado especial com peças feitas de lã, pois a lavagem incorreta pode encolhê-las e causar outros danos ao tecido. Normalmente as pessoas colocam-nas na máquina de lavar e ainda as torcem antes de estendê-las no varal, dois erros graves que podem comprometer definitivamente as fibras do tecido, o qual já tem propensão a mudar de forma e desbotar. Birgit Marsili, franqueada da lavanderia premium Lavasecco em Curitiba (PR), ensina que a melhor forma de lavar roupas de lã é por meio da lavagem a seco.
            A dica vale para todas as roupas feitas de fio, incluindo seda e linho, por exemplo. “Muita gente acredita que a lavagem a seco é feita com vapor, quando na verdade é utilizado um produto químico (solvente) ao invés da água, pois o processo é semelhante ao de uma lavagem normal”, explica Birgit. Segundo a franqueada, dentro da máquina a roupa recebe percloro em alta temperatura, o qual abre a fibra do tecido e limpa sua superfície, removendo a sujeira ali existente. “É por isso que tecidos com mais de 6% de elastano não podem ser lavados a seco, senão derreterão. É importante sempre olhar a etiqueta das roupas, pois elas indicarão quando é indicada a lavagem a seco, representada por um círculo com uma letra “P’” – de percloro – no meio”, esclarece.
            Na Lavasecco, a máquina a seco possui tecnologia italiana, onde não há contato de produtos com o meio ambiente. A cada ciclo de limpeza o solvente é filtrado e destilado para ser reutilizado. De acordo com Birgit, um dispositivo acoplado às máquinas de limpeza (Airclean) filtra e regenera os vapores do solvente utilizado, deixando o ar livre de poluentes. Após cerca de 40 minutos de lavagem, as peças saem secas e vão para a passadoria”, comenta. Com esse processo não há chances dos tecidos encolherem e preserva as cores por mais tempo, assim o cliente pode aproveitar suas roupas de inverno por muitos anos.

Sobre a Lavasecco:
Com 21 lojas pelo país, a Lavasecco Franchising foi fundada em abril de 2005 por empresários que atuavam no setor há quase uma década. A Lavasecco se destaca no segmento de lavanderias domésticas pela tecnologia italiana de ponta das melhores máquinas mundiais e alta qualidade no atendimento ao cliente. Todo o conceito, layout e maquinário da Lavasecco foram desenvolvidos para garantir excelência na limpeza e conservação de peças de vestuário, cama, mesa e banho. A empresa oferece ainda serviço de delivery gratuito e oficina de costura.

Serviços
Lavasecco Ecoville
Rua Prof. Pedro V. Parigot de Souza, 3901 - lj 1004 – Ecoville
(esq. Rua Prof. João Falarz)
Horário de funcionamento: 2ª a 6ª feira das 8h às 18h e sábado das 9h às 13h

Lavasecco Angeloni Batel
Tel: (41) 3026-0600
Al. Dr. Carlos de Carvalho, 2050 – Angeloni Batel
Horário de funcionamento: 2ª a sábado das 9h às 22h e domingos e feriados das 10h às 21h.

Fonte: BG Comunicação Dirigida
Foto: Gerson Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada,por nos deixar sua opinião.