Páginas

quinta-feira, 10 de abril de 2014

Roupas em couro exigem cuidados especiais na lavagem




Próprias para as estações mais frias, peças feitas desse material possuem processo diferenciado de limpeza


O couro é um dos tecidos mais versáteis e clássicos em um guarda-roupa, além de ser peça-chave no outono e inverno. Como é uma matéria orgânica de origem animal, passa por um processo natural de deterioração e, por isso, demanda cuidados especiais, principalmente quando se trata da lavagem e armazenamento das peças, como casacos, calças e sobretudos.
            Lavar essas roupas em casa não é um processo simples, pois a falta de conhecimento do material pode provocar o ressecamento, endurecimento, encolhimento e desbotamento do couro, danos que podem ser irreversíveis. Segundo Birgit e Driano Marsili, franqueados da lavanderia premium Lavasecco em Curitiba (PR), a lavagem caseira promove a remoção das graxas e óleos umectantes e lubrificantes do couro, assim como a descoloração do tingimento. Isso porque, para ser utilizado na confecção do vestuário, o material passa por um processo que o torna menos vulnerável a ataques de bactérias. Ao lavar em casa com água, o tratamento do curtume é anulado, umedecendo a pele e proliferando os fungos.
            “Lavanderias especializadas utilizam um processo artesanal com profissionais treinados, que aplicam agentes desengraxantes e aditivos desengordurantes”, explica Birgit. A remoção das sujeiras é feita por arrastamento, sem ação mecânica ou química, para permitir a troca gradual dos óleos naturais e não afetar a cor original do tecido. Após isso, ainda são aplicados produtos para a hidratação do couro, devolvendo a maciez com brilho opaco comum aos materiais lisos ou pintados.
Quanto aos cuidados extras, Driano frisa a importância de não expor as peças em couro à luz, a fim de preservar a cor do tecido. “Na hora de guardar, é preciso colocar as roupas em cabides com formatos anatômicos e arredondados para não deformar o couro, além de protegê-lo com uma capa escura e de tecido, evitando a entrada de luz e fazendo com que o ar circule”, recomenda. Plásticos são proibidos, pois funcionam como uma estufa para o material. E para evitar o mofo, o ideal é que a roupa seja tirada do armário de três em três meses e fique pelo menos 24 horas em um local arejado e na sombra.


Sobre a Lavasecco:
Com 21 lojas pelo país, a Lavasecco Franchising foi fundada em abril de 2005 por empresários que atuavam no setor há quase uma década. A Lavasecco se destaca no segmento de lavanderias domésticas pela tecnologia italiana de ponta das melhores máquinas mundiais e alta qualidade no atendimento ao cliente. Todo o conceito, layout e maquinário da Lavasecco foi desenvolvido para garantir excelência na limpeza e conservação de peças de vestuário, cama, mesa e banho. A empresa oferece ainda serviço de delivery gratuito e oficina de costura.

Serviços
Lavasecco Ecoville
Rua Prof. Pedro V. Parigot de Souza, 3901 - lj 1004 – Ecoville
(esq. Rua Prof. João Falarz)
Horário de funcionamento: 2ª a 6ª feira das 8h às 18h e sábado das 9h às 13h

Lavasecco Angeloni Batel
Tel: (41) 3026-0600
Al. Dr. Carlos de Carvalho, 2050 – Angeloni Batel
Horário de funcionamento: 2ª a sábado das 9h às 22h e domingos e feriados das 10h às 21h.

Fonte: BG Comunicação Dirigida

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada,por nos deixar sua opinião.