quarta-feira, 23 de abril de 2014

Dia Mundial do Livro


Formação de novos leitores




Dia Mundial do Livro (23) retoma o debate sobre a importância da leitura; o Colégio Expoente cria ações especiais para estimular contato dos alunos com os livros

“Quem mal lê, mal ouve, mal fala, mal vê”, a frase do escritor Monteiro Lobato ilustra algumas das razões pela qual a leitura tem grande importância na formação de qualquer cidadão. O tema ganha ainda mais destaque na pauta nacional no Dia Mundial do Livro celebrado na próxima quarta-feira (23).

As páginas de uma obra literária abrem as portas para a imaginação, auxiliam na aprendizagem, na comunicação e estimulam o senso crítico. A leitura é um hábito que deve ser cultivado desde criança, por isso o Colégio Expoente cria ações especiais desde a Educação Infantil ao Ensino Médio que estimulam os alunos. Além disso, inclui de maneira interativa a literatura em atividades cotidianas de sala de aula.

Cenário que deveria ser regra, ainda é exceção, segundo levantamento de uma pesquisa. Quantos livros você lê ao ano? Essa foi uma das perguntas realizadas pela pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, realizada em 2011. Segundo o resultado, a média entre os brasileiros é de quatro livros ao ano, e em meio às atividades praticadas em tempo livro, a leitura aparece apenas na sétima posição. Entre os estudantes, a média de exemplares lidos nos últimos três meses é de 3,41, superior à média geral, que ficou em 1,85. Já a maior influência literária é o professor, seguido dos pais.

Pai da literatura brasileira
Ainda de acordo com a pesquisa, Monteiro Lobato aparece como o escritor brasileiro mais admirado, e a sua obra infantil “O Sítio do Pica-Pau Amarelo” ocupa a quarta posição dos livros mais marcantes para a população. Para o professor de Literatura do Colégio Expoente, Élio Antunes, essa constatação é justificável pelo trabalho do autor. “Lobato é considerado o ‘Pai da Literatura Infantil Brasileira’ pelas suas histórias mágicas ambientadas no sítio, iniciadas com ‘A Menina do Narizinho Arrebitado’, em 1921. Mas, além desse título, ele deveria ter outro [título], o de “Pai dos Editores Brasileiros”. Ele fundou a Companhia Editorial Nacional e tornou os livros objetos de consumo, vendendo-os não apenas em livrarias, mas também em farmácias e bancas de jornal”, comenta.

Mas o professor relembra que o trabalho autoral do Monteiro Lobato não termina nos clássicos infantis. “O livro Urupês, estava até o ano passado na lista de obras exigidas no vestibular da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Sua fase adulta anda no campo do realismo/naturalismo ao tematizar o amor e a morte, e retratar o subdesenvolvimento do interior paulista na figura do personagem Jeca Tatu”.

Ação especial
No início de abril, as unidades do Colégio Expoente receberam o II Embarque no Mundo da Leitura 2014, projeto voltado para desenvolver o hábito da leitura entre os alunos desde pequenos. Além de visitar uma feira de livros com obras para crianças da Educação Infantil até o Ensino Médio, os pequenos participaram de uma peça de teatro baseada no livro “Pirata em: o verdadeiro tesouro”, das autoras paranaenses Gislaine Pires e Lidiana Janke.

O hábito da leitura ajuda as crianças a se familiarizarem com a escrita e fixar a grafia correta das palavras, facilita a alfabetização e auxilia em todas as disciplinas, já que o principal suporte para o aprendizado dentro da sala de aula é o livro didático. A Fundação Nacional de Leitura Infantil (National Children's Reading Foundation) nos Estados Unidos garante que os benefícios acompanham as crianças também na vida adulta. Segundo a fundação, cada ano que uma criança de 0 a 5 anos passa ouvindo historinhas e folheando livros equivale a 50 mil dólares a mais na sua renda futura.



Grupo Expoente
No mercado há mais de 25 anos, conta com um Sistema de Ensino completo com materiais didáticos, núcleo de tecnologias educacionais, Portal Escola Interativo e assessoria pedagógica especializada para escolas conveniadas da rede pública e privada de todo o Brasil. Também possui duas escolas que atendem crianças da Educação Infantil ao Ensino Médio, em Curitiba (PR). Possui ainda um parque gráfico, localizado em Pinhais (PR), e a Faculdade com os cursos de Sistemas da Informação e Administração.

Fonte: Grupo Excom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada,por nos deixar sua opinião.