sexta-feira, 21 de março de 2014

Pia Fraus celebra seus 30 anos com “Transgressões”





A Pia Fraus volta ao Festival de Curitiba em clima de celebração. São 30 anos em atividade que serão comemorados no palco com o espetáculo “Transgressões”, uma das estreias da 23.ª edição do Festival de Curitiba. Com uma movimentação intensa, pouco uso do texto e quatro intérpretes acompanhados dos diversos bonecos de diferentes momentos da trajetória do grupo, ”Transgressões” quer proporcionar um mergulho sensorial no universo da sensualidade humana. Um espetáculo que, nas palavras de seu diretor, Beto Andreetta, trata de desejos, fantasias e possibilidades múltiplas!
“Transgredir algo é ir além, ultrapassar um limite estabelecido e, portanto, é também criar um novo paradigma. E assim, o ato de transgredir nos move para frente, nos empurra. E transgredir algo traz em si uma coragem e um medo, ao mesmo tempo nos empurrando para o desconhecido e nos alertando para os perigos do desconhecido. No ano em que completa 30 anos de jornada a Pia Fraus quer é transgredir!”, diz o diretor da companhia e do espetáculo Beto Andreetta.

“Depois de Sófocles, Cervantes, Guimarães Rosa, Nelson Rodrigues, agora desenvolvemos nossa nova dramaturgia a partir das inquietações do próprio elenco e, principalmente, a partir de cada boneco utilizado ao longo desses anos. Todos juntos, atores, bonecos, entrelaçados, formando um grande elenco criativo: corpos atuantes”, completa.
Bem ao modo da linguagem desenvolvida pela Pia Fraus ao alongo de três décadas, que mescla atores e bonecos e não se utiliza de texto para permitir e provocar várias interpretações de cada cena.  “Coerente com a história do grupo, “Transgressões” busca um caminho mais físico, tangenciando a dança teatro, espaço onde os corpos, muitas vezes sem a companhia dos bonecos, buscam expressar emoções, sempre intensamente”, pontua.
As referências para a criação do espetáculo partem da própria história do grupo e sua estética. O desejo ao realizar “Transgressões” do ponto de vista temático e dramatúrgico, explica Andreetta, é externar as inquietudes da equipe de criação, direção e elenco, que criaram todas as cenas do espetáculo.
“Ao utilizarmos bonecos do nosso acervo, todos de autoria de Beto Lima, um dos fundadores da Pia Fraus falecido em 2005, rompemos uma tradição do teatro de bonecos na qual todo boneco é feito para apresentar sempre o mesmo personagem. Aqui, todos compartilham um outro espaço, num outro tempo, ganhando assim novos significados”, observa o diretor.
A companhia também já trabalhou com diversos diretores, como Hugo Possolo, Naum Alves de Souza, Marcia Abujanra, Francisco Medeiros.  Ao convidar Lara Pinheiro, coreógrafa e artista da dança, para a equipe de criação do novo trabalho, Andretta diz que a intenção foi trazer outro olhar para o fazer cênico, “ligado principalmente `as potências do corpo na cena”.

Transgressões – Pia Fraus (SP) - Dias 1 e 2 de abril, às 21h – Teatro Paiol

Ficha Técnica
Direção: Beto Andreetta e Wanderley Piras
Dramaturgia - Equipe de criação do espetáculo: Beto Andreetta, Lara Pinheiro, Wanderley Piras e elenco
Organização de Dramaturgia: Beto Andreetta
Elenco: Ana Elisa Mattos, Cristiano Bacelar, David Caldas e Natália Gonsales
Direção de manipulação: Wanderley Piras
Iluminação: Vagner Freire
Trilha Sonora: Trilha Original Estúdio
Bonecos: Beto Lima
Produtora executiva: Tainã Vasconcelos
Produção: Pia Fraus

Fonte: 23. º Festival de Curitiba
Assessoria de Imprensa 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada,por nos deixar sua opinião.