sábado, 22 de março de 2014

No Brasil a La Carte, a pressa não é inimiga da perfeição









Para fugir do conceito fast-food, lanches gourmet são elaborados com ingredientes especiais.Os lanches gourmet são um novo conceito em comida rápida, fugindo do padrão "fast food" das grandes franquias. No Brasil a La Carte, maior festival gastronômico do Sul do Brasil, que vai acontecer em Curitiba entre os dias 28 e 30 de março, alguns expositores vão mostrar que a pressa não é inimiga da perfeição. "Em alguns dias, não temos tempo de sentar e almoçar. E, até pouco tempo atrás, era difícil encontrar uma solução rápida e saborosa. Vamos mostrar que é possível fazer um lanche rápido, sem deixar de lado as premissas da boa mesa", destaca Pedro Colares, um dos organizadores do festival.

O Porco Nobre, um dos precursores dos lanches "gourmet" em Curitiba, oferecerá sanduíches especiais, feitos com pernil suíno "de primeira". Os lanches serão comercializados no evento em duas versões: o "Pernil Nobre com Queijo" e o "Marchand Pernil", ambos elaborados com ingredientes selecionados, tendo como destaque as fatias de pernil de textura tenra e suculenta e molhos elaborados com ingredientes especiais.

Um quitute encontrado em todas as feiras de rua chega ao evento com uma proposta diferenciada. Os "pastéis gourmet" serão levados ao Brasil a La Carte pelo Bistrô du Pastel. Com um cardápio que promove a sincronia entre a simplicidade do pastel e a alta gastronomia, a casa apresenta recheios saborosos e originais. Um dos carros-chefes é o "Pastel Du Chef", que leva palmito temperado ao alho poró, cebola empanada e queijo mozzarella. O "Pastel Mexicano", que traz um mix de tomates, pimentões e azeite de oliva, além de carne, queijo cheddar, batata palha e pimenta chilli, é outro campeão de vendas. Ambos poderão ser degustados pelos visitantes durante o festival.

Algumas cafeterias participantes também reforçam a tese de que na gastronomia a pressa não precisa, necessariamente, ser inimiga da perfeição. É o caso da Rause Café + Vinho, eleita o melhor café da cidade pelo prêmio Bom Gourmet e pela Veja Comer e Beber Curitiba. A qualidade dos grãos usados na elaboração da bebida é o grande diferencial, que tornou a Rause um dos estabelecimentos mais célebres da capital paranaense. A cafeteria os compra ainda verdes, orienta a torra e cria o "Prazo de Qualidade", no qual nenhum café é vendido após os 30 dias de sua torra. A casa, que também foi eleita pelo Guia das Cafeterias do Brasil como uma das vinte melhores do país, tem como missão aproximar o mundo dos cafés ao dos vinhos e vice-versa - conceito que será apresentado no Brasil a La Carte.

O Café Babette também estará no festival, com alguns dos destaques do cardápio da casa, que fica ao lado da Aliança Francesa. As "comidinhas" que mais fazem sucesso no Babette estarão presentes no evento, como as quiches e o Croque Monsieur, um sanduíche no pão de forma gratinado, com molho béchamel, queijo emmental e presunto. E, para a sobremesa, delícias como a "Barra Babette" (fudge de chocolate com frutas secas e castanhas, coberto com castanha de caju) e a Torta Linzer (massa de farinha de amêndoas e castanhas coberta com geleia de damasco ou de frutas vermelhas).

Para quem prefere evitar as filas na bilheteria, a OC Promo, responsável pela organização do evento, já iniciou a venda antecipada de ingressos. As entradas estão sendo vendidas a preços especiais (R$ 12,00 a inteira e R$ 6,00 a meia).


SOBRE O BRASIL A LA CARTE
O Brasil a La Carte, que acontecerá entre os dias 28 e 30 de março, no Expo Renault Barigui, em Curitiba, será um festival gastronômico voltado a toda família. Entre as atrações programadas estão o 1º Concurso Brewchef, o Deck Sunset Celebration, o Deck Charutaria, Espaço Boulangerie, área com Food Trucks, além da exposição de novos produtos voltados à cozinha, lançamentos de rótulos de vinhos e cervejas especiais, presença dos apresentadores do programa de TV "Homens Gourmet" e de grandes nomes da gastronomia nacional e internacional, workshops, cursos, aulas show, cafeterias, Espaço Kids e degustação de pratos de mais de 30 restaurantes, com praça de alimentação para mil pessoas sentadas. O evento tem realização da OC Promotion Arts, co-patrocínio da GVT e apoio da Citroën Boulevard, Citroën Granville, Todeschini Água Verde, Abrasel PR, Instituto Municipal Curitiba Turismo, MSul, PVR, Espaço Gourmet e Procerva. Mais informações em www.brasilalacarte.com.br.

Fonte: Central Press

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada,por nos deixar sua opinião.