quinta-feira, 13 de março de 2014

Artista português na Caixa Cultural







Arte urbana em Curitiba

Alexandre Farto abre exposição na Caixa Cultural no dia 18 de março

O artista urbano português Alexandre Farto, conhecido como Vhils, está em Curitiba para preparar a exposição Incisão que fará a partir da próxima terça-feira (18), na Caixa Cultural. A base desta instalação é o resultado de sua estada em Curitiba com a comunidade local.
Vhils trabalha com materiais pouco usuais como cortiça, poliestireno (3D) e explosivos, além de madeira, papel e metal. O trabalho que ele faz em paredes e muros antigos – com várias camadas de tintas que são descascadas para dar profundidade e textura, e quase sempre representando rostos - rendeu ao artista o reconhecimento profissional em vários países. Há obras dele em Portugal, Itália, Estados Unidos, França, Espanha, Rússia, Argentina, Austrália e Noruega.
Em Curitiba - Para a instalação Incisão ele usará 50 portas e janelas antigas, obtidas em depósitos de demolição da cidade, que serão esculpidas, formando  rostos fotografados na comunidade local.https://mail.google.com/mail/u/0/images/cleardot.gif
Segundo ele, Incisão é a reflexão sobre a interação entre comunidades humanas, a cidade e o modelo de desenvolvimento contemporâneo.
Artista - Alexandre Farto nasceu em 1987 e começou trabalhar com grafite aos 13 anos, já com o pseudônimo de Vhils. Cresceu na margem sul do Tejo, em Seixal, no distrito de Setúbal, uma área industrial.
Os trabalhos em stencil e em suportes não convencionais começaram em 2004, assim como a primeira exposição coletiva com o grupo VSP. Dois anos depois ingressou na agência de artes Vera Cortês, o que abriu as portas para muitas exposições.
Mudou-se para Londres em 2007 para estudar na University of the Arts e fez a primeira individual em 2008. Neste mesmo ano, Vhils participou do Cans Festival, em Londres, exibindo a técnica de escavação – que forma a base da série “Scratching the Surface”, iniciada no ano anterior.
Atualmente ele tem contratos com a Lazarides Gallery (Reino Unido), Vera Cortês Agência de Arte (Portugal) e Magda Danysz Gallery (França e China).

Conheça mais sobre a obra de Alexandre Farto Aka Vhils em

Exposição Alexandre Farto Aka Vhils
De 18 de março a 11 de maio
Abertura 18 de março às 19h30
Entrada gratuita

Galeria Caixa Cultural
Rua Conselheiro Laurindo, 280
Centro, Curitiba - PR
(41) 2118-5409

Fonte: Marialda Pereira
Jornalista

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada,por nos deixar sua opinião.