segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Networking, sua rede de contatos



O networking é uma ferramenta fundamental para quem busca novos desafios.   

O mercado busca profissionais com alta performance. Além de um bom currículo, boa formação acadêmica, conhecimentos de línguas estrangeiras, cursos e experiências profissionais, a rede de contatos se torna peça-chave nesse processo. Os jovens estão correndo contra o tempo: buscam formação, mas esquecem que o relacionamento também faz parte desse processo. O ato de se relacionar está se tornando um grande diferencial no mercado de trabalho, fazendo com que a vaga tão esperada aconteça não apenas por talento como também pelos relacionamentos.

A Coach Cibele Nardi explica que o networking é uma poderosa ferramenta tanto para quem quer entrar no mercado de trabalho, quanto para quem deseja avançar na empresa na qual já trabalha. Quando bem administrado, o networking pode ajudar em diversas áreas.  Portanto, deve-se estar atento ao cuidado para manter os relacionamentos. “Um erro muito comum é o de se preocupar com o networking apenas quando precisa usá-lo. Atitudes assim podem acarretar efeitos negativos, pois podem soar como falsa a aproximação. É necessário criar vínculos profissionais desde a formação acadêmica. Palestras, reuniões e conferências são ótimos meios de conhecer pessoas interessantes, assim como eventos sociais, esportivos e culturais. A rede deve ser construída de forma natural”, analisa a Coach.

Além disso, é importante que você tenha organizado um local (agenda, celular, planilha, rede social específica) com os dados das pessoas que você conhece, identificando suas áreas de atuação e habilidades. Neste sentido, algumas redes sociais como: Facebook e LinkedIn abrem oportunidades para aumentar sua rede de contatos. “No entanto é preciso seguir algumas regras, pois sair adicionando todo mundo não quer dizer que será bem sucedido. Deve-se estar atento ainda às formas e estratégias para realizar uma abordagem adequada”, orienta.

É necessário entender que investir na construção de um bom networking não se trata de burlar as regras do processo seletivo ou estabelecer relações movidas simplesmente por interesse. É importante ter a percepção que o networking funciona como uma via de mão dupla, em que deve haver a troca de informações, conhecimentos, indicações, de forma natural, pois esta ajuda mútua é o que traz os benefícios reais aos profissionais com uma boa rede de contatos.

Sobre a Coach Cibele Nardi:
Cibele Nardi é membro da Sociedade Brasileira de Coaching, licenciada pela Sociedade Brasileira de Coaching, maior referência em Coaching no Brasil. Proprietária da empresa do ramo de coaching e treinamento High Places Coaching Brasil. Cibele é graduada em Teologia e também tem experiência na área de gestão financeira.

Serviços:
High Places Coaching Brasil
Cibele Nardi – Coach

Fonte: BG Comunicação.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada,por nos deixar sua opinião.