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sábado, 29 de junho de 2013

RPC TV investe em produção de conteúdo local




  
Emissora aposta em novos formatos e narrativas para exibir em sua programação


A RPC TV, empresa do Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCOM) e afiliada da Rede Globo no Paraná, tem investido fortemente na produção de conteúdo local, especialmente o voltado à teledramaturgia. A emissora aposta em novos formatos e narrativas para o quadro ‘Casos e Causos’, que vai ao ar aos domingos à noite no programa ‘Revista RPC’. O quadro tem dez minutos e exibe curtas-metragens produzidos pela própria equipe da RPC TV ou em parceria com produtoras paranaenses. No último domingo (23/06), a emissora exibiu o primeiro episódio da série ‘Os 7 Pecados’ é um projeto de longa duração que segue até dezembro.
‘Os 7 Pecados’ é  uma produção exclusiva da RPC TV, que será exibida ao longo do segundo semestre de 2013, em sete episódios mensais, cada um para um pecado: Soberba, Ira, Luxúria, Gula, Avareza, Preguiça e Inveja. Os episódios vão trazer histórias do cotidiano e situações comuns com as quais os telespectadores poderão se identificar. “Nossos personagens nessa grande comédia humana vão encarar seus defeitos e com suas histórias ensinar, um pouco, sobre a maneira pela qual cada um de nós lida com a preguiça de acordar cedo, a sovinice ocasional, a inveja de alguém, explosões de fúria, o orgulho, a gula incontrolável para compensar alguma decepção”, conta Marcus Werneck, gerente de Produção da RPC TV.
A série tem como diferencial a inovação em linguagem narrativa, que não ficará restrita somente às telas. O público também vai poder acompanhar a história dos personagens nos intervalos da programação com pequenos programetes. Além do episódio que vai ar aos domingos, a RPC TV também desenvolveu conteúdo exclusivo para a internet, com detalhes de produção, curiosidades técnicas, elenco, direção, fotografia, roteiro, que pode ser acessado no site www.os7pecados.com.br. Outro diferencial desta série é que um laço ligará cada um dos sete episódios: o personagem coadjuvante de um capítulo será o personagem principal do próximo. O primeiro capítulo que foi ao ar foi Luís e a Soberba. O segundo capítulo será no dia 14 de julho com o episódio ‘Bianca e a Ira’. Os demais capítulos Luxúria em agosto, Gula em setembro, Avareza em outubro, Preguiça em novembro e Inveja em dezembro.
A ideia original da série é da atriz Maureen Miranda. O projeto foi desenvolvido pela equipe de Produção da RPC TV e os episódios têm direção de André Siqueira. As imagens foram captadas com equipamentos de alta definição, em 4K, com as mesmas câmeras usadas em grandes produções do cinema.


Desenvolvimento do mercado audiovisual
A emissora já teve algumas experiências com minisséries, entre elas “Maria Bueno” e “O Contestado”, duas histórias baseadas em fatos reais e que foram sucessos de audiência.
            Desde 2007, a RPC TV investe no desenvolvimento do mercado de audiovisual no Paraná. De lá pra cá, já foram exibidos mais de 270 curtas-metragens que envolveram 30 produtoras e centenas de atores de todo o estado. O projeto é sólido e amadurece ano a ano, com uma significativa melhora na qualidade das produções. 
Regularmente a emissora investe em cursos e treinamentos abertos aos profissionais do mercado, tanto em Curitiba quanto no interior. “Estamos investindo no desenvolvimento de profissionais da área e oferecemos uma janela de oportunidades. A proposta é experimentar novas linguagens, trabalhar com projetos transmídia e, principalmente, melhorar a qualidade da produção audiovisual no Paraná”, comenta Carlyle Ávila, diretor de Produção e Programação da RPC TV.
            Além disso, para que os projetos saiam do papel, a emissora destina uma verba às produtoras parceiras e acompanha a realização do projeto, desde o roteiro até a edição.
Este ano, a RPC TV também realizou o seu 2º processo de Pitching, em que três produtoras foram selecionadas para desenvolver curtas-metragens em coprodução com a RPC TV. “Queremos mostrar aos produtores e aos diretores paranaenses que a RPC TV está aberta a todo tipo de proposta e queremos conhecer o que o mercado local faz. Existe no estado uma força muito grande de produção e de profissionais de todas as áreas”, afirma Ávila.


Sobre a RPC TV
A RPC TV é uma empresa que faz parte do Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCOM), com oito emissoras de TV afiliadas à Rede Globo no Paraná. A emissora foi pioneira na transmissão da TV Digital na região Sul do país, em outubro de 2008. A transmissão do sinal digital já contempla Curitiba e Região Metropolitana, Cascavel, Foz do Iguaçu, Londrina, Maringá, Cascavel, Guarapuava, Ponta Grossa, Paranavaí, Umuarama e Cianorte.
Também fazem parte do GRPCOM a ÓTV, canal de TV multiplataforma, os jornais Gazeta do Povo, Jornal de Londrina e Tribuna, o jornal online Gazeta Maringá, o portal de notícias Paraná Online, as Rádios 98FM, Mundo Livre FM e Cultura FM 102,5, a unidade móvel de produção em alta definição HDView, o instituto de responsabilidade social, o Instituto GRPCOM e a Zaag, agência especializada em marketing promocional.

FonteGRPCOM – Grupo Paranaense de Comunicação.

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