Páginas

sexta-feira, 31 de maio de 2013

Mia Cara Curitiba tem programação cultural gratuita para o feriado de Corpus Christi

Festival celebra a cultura italiana na cidade com programação de teatro, música de orquestra e ópera
Os curitibanos que ficaram na cidade nesse feriado prolongado têm diversas opções de programas culturais com o festival Mia Cara Curitiba. A programação completa do evento, que vai até o dia 9 de junho, pode ser acessada no site www.miacaracuritiba.com.br. Confira as atrações desse feriado:

Dolce Vita
A Associação dos Músicos da Orquestra Sinfônica do Paraná apresenta trilhas sonoras do cinema italiano, com direção e arranjos de Giuliano Di Giuseppe e participação de outros músicos italianos. A apresentação é inédita no Brasil. Na programação estão trilhas sonoras de clássicos como "Cinema Paradiso", "Era uma vez na América", "A vida é bela", "8½" e, claro, "La Dolce Vita". Serão liberadas duas entradas por pessoa, diretamente na bilheteria do teatro.
1º de junho, às 20h30

2 de junho, às 18h30
Local: Teatro Guaíra, R. Conselheiro Laurindo, s/n, Centro.
Valor: gratuito e aberto ao público


Janelas Líricas

Trechos de Óperas serão apresentadas em diversas datas e horários, divididas entre dois espaços no centro de Curitiba: o Paço da Liberdade (Praça Generoso Marques) e a Uninter (Av. Luiz Xavier, 103). Nesse sábado, dia 1, apresentações serão na Uninter, às 15h e 18h. Nos horários marcados, serão apresentadas árias, que são trechos de óperas cantados por um solista. Os cantores são alunos da Escola de Música e Belas Artes do Paraná (Embap), coordenados pela premiada professora Denise Sartori.

1º de junho, às 15h e às 18h

Uninter, Rua XV com Rua Luiz Xavier
Valor: gratuito e aberto ao público


Semana do Teatro Italiano

Dez grupos de teatro e atores do Paraná e Santa Catarina apresentarão leituras dramáticas de textos de dramatúrgicos italianos entre os dias 28 de maio e 9 de junho. Os projetos foram selecionados entre os inscritos no chamamento público, por meio uma comissão julgadora, que decidirá que leitura vencerá o prêmio de R$15 mil. No dia 31 (sexta), a Companhia Metáfora Cia Teatral encenarem o texto "Túmulo de Cães", de Letízia Russo, e dia 2 (domingo) é a vez da Companhia Serial Cômicos apresentarem a leitura do texto "O Estupro", de Franca Rame e Dario Fo.
31 de maio, 20h - "Túmulo de Cães"

2 de junho, 20h - "O Estupro"
Local: Teatro José Maria Santos (Rua 13 de maio, 655)
Valor: gratuito e aberto ao público


Exposição Réplicas dos libretos de Verdi, gravuras de Celso Coppio e fotografias de Paolo Barone

O Salão de Exposições do Teatro Guaíra abrigará, durante todo o Mia Cara Curitiba, uma exposição de réplicas dos libretos das partituras de Giuseppe Verdi, maior compositor nacionalista da Itália. No mesmo local também estarão expostas gravuras com temas italianos de Celso Coppio, artista radicado em Curitiba, e de fotografias de Paolo Barone, fotógrafo siciliano que retrata sua terra natal.
Data: de 25 de maio a 9 de junho, todos os dias
Horário: 10h às 18h
Local: Salão de Exposição do Teatro Guaíra (Rua Conselheiro Laurindo, s/n – Centro)
Valor: gratuito e aberto ao público

Sobre o Mia Cara Curitiba

Entre os dias 25 de maio e 9 de junho de 2013 acontece na capital paranaense a terceira edição do Festival Mia Cara Curitiba, realizado em parceria do Consulado Geral da Itália em Curitiba e a Universidade Livre da Cultura.
O festival surgiu da necessidade de trazer um pouco mais da Itália para o sul do Brasil, contemplando a maior comunidade de imigrantes italianos fora de seu país de origem e homenageando o dia da República Italiana, proclamada em 2 de junho de 1946. Para isso, durante duas semanas antecedendo a chegada do inverno, Curitiba abrigará diversos programas culturais e manifestações artísticas como leituras dramáticas de textos italianos, semana de cinema, feira gastronômica e atividades de recreação infantil, além de shows da Zizi Possi e da Associação dos Músicos da Orquestra Sinfônica do Paraná tocando músicas de trilhas sonoras de clássicos do cinema italiano. Os eventos serão realizados em espaços públicos como praças da cidade, e também haverá programação gratuita no Teatro Guaíra, Teatro José Maria Santos e no cinema do Shopping Novo Batel.
O evento tem patrocínio do Banco CNH Capital, Havan, Sanepar, Whirlpool, e apoio institucional do Grupo Uninter, Nosso Time, Restaurante Alfredo’s Gallery Alla Scrofa Roma, Câmara Ítalo Brasileira de Comércio e Indústria do Paraná, Curta Curitiba, Instituto Curitiba de Turismo, Fecomércio, Senac, Sesc, Fundação Cultural de Curitiba, Teatro Guaíra, Prefeitura de Curitiba e Governo do Estado do Paraná.
A programação completa estará disponível em breve no site do evento,www.miacaracuritiba.com.br, e na página no Facebook www.facebook.com/miacaracwb

Fonte: Alice Varajão.
Jornalista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada,por nos deixar sua opinião.