quinta-feira, 2 de maio de 2013

Atitudes para se manter motivado no trabalho.



O empenho e a motivação dos colaboradores contribuem diretamente para o sucesso de uma organização

Recentemente, o mundo corporativo passou a notar que o maior ativo de uma empresa são as pessoas e que, por meio delas é possível obter resultados surpreendentes. Em um cenário tecnológico em constante evolução, a pressão por resultados e inovação cresce consideravelmente nestas circunstâncias e trabalhar em equipe possibilita agilidade no desenvolvimento de projetos e ampliação da capacidade criativa e qualidade. O desejo de todas as organizações é construir equipes de alta performance e para isso, o primeiro passo é garantir que as pessoas estejam capacitadas e motivadas.

Estímulos motivacionais não devem partir apenas das corporações, ou seja, não são somente externos. Pesquisas comprovam que benefícios e salários atraentes não são suficientes para influenciar positivamente o desempenho de um funcionário. Daí a importância de mudar hábitos, capacitar a liderança e criar uma cultura de valorização da auto motivação, educando as pessoas a encontrarem dentro delas mesmas as razões que as movem.

“Motivação significa motivos para a ação. Todo indivíduo tem a capacidade de gerar dentro de si energia suficiente para se mover, mas poucos adotam esta prática. Isto porque a tendência dos seres humanos é buscar a zona de conforto. Cabe a cada um se conscientizar de seus alvos e entender qual é o ônus a pagar pelos bônus que deseja receber e responsabilizar-se por tomar decisões congruentes com o que deseja para si”, afirma Caroline Calaça, especialista em coaching corporativo e desenvolvimento de liderança.

Ao contrário do que se pratica, promover a competição excessiva entre os membros de um grupo e gerir pela pressão por resultados constantemente pode resultar em fadiga e falta de motivação. Com o tempo as pessoas se sentem incapazes de alcançar alvos e desistem. Se acostumam a entregar muito menos do que as metas, inatingíveis, propostas pela empresa e com o tempo, a queda da produtividade não incomoda mais.

A mudança de hábitos começa pela formação e orientação dos gestores. Segundo Caroline Calaça, cabe à liderança a capacidade de auxiliar seus liderados a descobrirem individualmente o “combustível” necessário para colocá-los em movimento. E até que estejam aptos a se “abastecerem” sozinhos, o líder precisa diariamente vincular os desafios propostos aos ganhos que fazem sentido para cada um e, além disso, perceber qual é a dosagem ideal de estímulo para cada pessoa de sua equipe.

Quando se exerce a função de gestor é importante manter proximidade e uma relação aberta com os indivíduos, entender quais são os pontos positivos e negativos de cada membro, fazer com que as pessoas reconheçam os talentos uns dos outros e incentivá-las a cooperar mutuamente. Os colaboradores têm a necessidade de fazer parte de um time, desejam aprender e se sentirem úteis constantemente.

A partir do desenvolvimento das capacidades e habilidades individuais é possível construir as bases para uma equipe insuperável. O dever do gerente é cuidar de cada pessoa para que se torne um grande talento e ao mesmo tempo garantir que em um grupo repleto de talentos, prevaleça a humildade para aprender e a capacidade de compartilhar os méritos e as glórias com os demais integrantes da equipe.

Manter um bom relacionamento interpessoal entre os funcionários e oferecer desafios compatíveis com o potencial de cada um, desperta a motivação. “Não evite conflitos na equipe, ajude as pessoas a resolverem as dificuldades de forma madura, responsabilize os indivíduos por suas atitudes e escolhas, seja coerente e justo quando se posicionar como gestor, esclareça os níveis de autonomia, incentive-os a assumir riscos conscientes e acima de tudo utilize os erros como oportunidade de aprendizado para o time”, completa a especialista.

“Um bom líder deve saber propor desafios e direcionar sua equipe a se superar ao realizar cada tarefa, além de capacitar mais e mais a cada novo projeto, estipular metas individuais e coletivas utilizando sempre o  feedback individual e reconhecendo os méritos da equipe. Este é o caminho adequado para manter todos os funcionários motivados no ambiente organizacional”, finaliza Calaça.

Sobre Caroline Calaça: Especialista em Desenvolvimento Executivo com a abordagem de Coaching Corporativo e direcionamento de Lideranças, Caroline Calaça é sócia diretora da Development Liderança em Coaching e atua também como professora da Fundação Getúlio Vargas.

Fonte: V2 Assessoria de Comunicação.
SÃO PAULO/SP.

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