terça-feira, 30 de abril de 2013

TPM sob controle.



Atitudes simples, mas eficazes, amenizam efeitos do período pré-menstrual

Dor de cabeça, inchaço no corpo, ansiedade, compulsão, alteração de humor e até depressão são alguns dos sintomas mais comuns da Tensão Pré-Menstrual. No período da TPM é comum o ganho de peso, mudanças nos hábitos alimentares e o aparecimento de dores abdominais e mamárias. Mas existe uma fórmula para se livrar de tudo isso?  “É um grande desafio para o médico e para a paciente o tratamento. Como todas as manifestações clínicas são decorrentes de modificações hormonais complexas, o objetivo principal é amenizar os sintomas”, explica o médico ginecologista credenciado da Paraná Clínicas, Cleverton César Spautz.

Antes de se preocupar com os efeitos da TPM, a mulher precisa tomar algumas atitudes simples, mas que são comprovadamente eficazes no tratamento. A primeira dica é conviver com esses efeitos.

“A orientação é de mudança de hábitos alimentares e, principalmente, a realização de atividades físicas periodicamente, pois elas reduzem significativamente os sintomas da TPM”, garante o médico. Ou seja, uma alimentação saudável e balanceada, rica em vitaminas, fibras e proteínas, colabora nesse processo.

O ideal é evitar o consumo de café e seus derivados, reduzir o sal da comida, evitar doces em excesso e fugir do álcool. Refeições mais frequentes, com menor quantidade de alimentos, também ajudam.  Sendo assim, o melhor é dar preferência para as frutas, vegetais, grãos e alimentos diuréticos como a melancia, aspargos, salsa, agrião e morango.

Cerca de 5% dos casos de TPM precisam de tratamento com medicamentos. Como não é possível identificar quem faz parte desse grupo de mulheres, o ideal é procurar um ginecologista ou endocrinologista. Spautz explica que há uma grande variedade de remédios para este fim e a escolha vai depender da queixa de cada paciente. “Se os principais sintomas forem alterações do humor, os antidepressivos e ansiolíticos (medicamentos que diminuem a ansiedade e a tensão) são indicados. Para aquelas mulheres em que as dores abdominais ou mamarias são intensas, medicamentos específicos para tratar esses sintomas são prescritos”, completa.

Sobre a Paraná Clínicas Planos de Saúde Empresariais:
Há 40 anos no mercado, a Paraná Clínicas Planos de Saúde Empresariais oferece soluções em saúde para seus clientes. Em 2008, a Paraná Clínicas inaugurou seu novo Centro Integrado de Medicina (CIM - Água Verde). O CIM - Água Verde atende aos mais modernos conceitos de conforto e atendimento médico ao cliente, com inovações em termos de sustentabilidade ambiental. Trata-se do primeiro empreendimento em Curitiba (PR) a atender 100% das normas da Secretaria Municipal do Meio Ambiente. Outra inovação é o Hospital Dia, projetado para oferecer o que existe de mais moderno em procedimentos cirúrgicos de baixa-complexidade. Mais informações em www.paranaclinicas.com.br

Fonte: Lide Multimidia Assessoria de Imprensa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada,por nos deixar sua opinião.