segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Time dos Sonhos com a Coach Karina Reis.


Karina Reis.

Uma equipe integrada e com objetivos comuns é o primeiro passo para o sucesso de uma empresa

 
            O termo “dream team” ou “time dos sonhos” surgiu com a seleção de basquete americana em 1992, devido à perfeita combinação e sincronia do grupo que se tornou campeão. Havia objetivos comuns entre a equipe, que iam desde uma combinação equilibrada de talento, personalidade e habilidade, até uma comunicação eficaz entre os integrantes. Todos também eram motivados pelos desafios, tinham o foco na solução e estavam abertos para o aprendizado.

Se todo funcionário de uma empresa tivesse essas mesmas características daquela seleção de basquete, o sucesso seria uma ciência exata. Com o passar dos anos, o termo “time dos sonhos” foi inserido também no meio empresarial, pois grandes organizações tiveram seus times como os pilares do sucesso. A questão então é: como montar o time dos sonhos na minha empresa?

O primeiro passo é ser um líder desenvolvido. Segundo a coach Karina Reis, o líder cresce junto com o time e na medida do seu sucesso, cada vez mais se desenvolve. Uma vez que se tem um líder pronto para desafiar a formação de um time dos sonhos, existem então alguns estágios para formação do mesmo. “Um time é feito de diversidade de talentos, habilidades e competência, portanto é necessário saber se determinado candidato possui algo a acrescentar ao time”, adverte a coach.

Depois de reunidos os funcionários que irão compor a equipe é preciso estabelecer objetivos desafiadores; estimular a iniciativa pessoal e desenvolver liderança; mesclar diferentes habilidades; dar o treinamento necessário; e motivar a equipe. “É extremamente importante que o time tenha propósitos alinhados e saiba para onde está indo e o porquê de se chegar lá. Dentro disso, a complementaridade é fundamental, pois as diferenças de cada membro farão os devidos encaixes”, explica Karina Reis. O uso eficaz dos recursos disponíveis na empresa é outro fator crucial para a melhora nos resultados. Além disso, espírito de equipe e união devem imperar em todo momento e, para isso, canais abertos de comunicação são essenciais.

A coach Karina Reis recomenda ao líder comemorar com seu time cada conquista, lançar novos desafios e saber como funciona cada integrante da equipe. “Com esse alinhamento e as regras claras, o time dos sonhos está prestes a ser seu”, comenta. Para alcançar esse nível de equipe existem treinamentos específicos, como o team coaching. Trata-se de trabalhos pontuais, desenhados para a necessidade de cada time. O desenvolvimento se dá após entrevista e avaliação dos times e líderes, e pode ter duração de no mínimo três meses, ou treinamentos de alto impacto, com duração de três a cinco dias. Além de formar o time dos sonhos, o team coaching reduz consideravelmente os custos para o contratante. Todos podem ter um time dos sonhos, seja com novos ou os atuais funcionários. Basta decidir isso e colocar em prática, afinal o sucesso é uma conquista futura que depende do agora.

 

 Sobre Karina Reis:

Karina Reis é membro da Sociedade Brasileira de Coaching, licenciada pela Behavioral Coaching Institute (BCI) e diretora executiva da Cannoh Coach, empresa especializada e referência no processo de coaching. Karina também é especialista em desenvolvimento humano e graduada em administração de empresas.

 

 Serviço:

Cannoh Coaching

Endereço: Cândido de Abreu, 524 Bloco A sala 607

Site: www.cannoh.com.br

E-mail: karinareis@cannoh.com.br

Telefone: (41) 3024-4479
 
Fonte: BG Comunicação Dirigida.
Foto: Fernando Smak.

Um comentário:

  1. Conheço e recomendo a Coach Karina Reis, é uma profissional fantástica, muito confiante, competente e dedicada ao seu trabalho.

    Parabéns Karina, vc merece todo o sucesso!!!

    ResponderExcluir

Obrigada,por nos deixar sua opinião.